A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) vem fazendo a cada fim de semana uma série de manutenções para a melhoria dos serviços. Entre os destaques, os testes realizados para a expansão da Linha 11 – Coral, com operação no sábado das 11 às 16 horas até a estação Palmeiras-Barra Funda, em vez da Luz. Como destacamos na edição digital de hoje, também há mudanças em plataformas de embarque e desembarque em estações da Linha 12 – Safira. 

A execução de obras de melhoria e manutenção são importantes para que aumentar a qualidade do serviço oferecido à população, que em breve será assumido pela iniciativa privada. O contrato que abrange as Linhas 11, 12 e 13, foi assinado em maio, depois do leilão vencido pelo Grupo Comporte no fim de março. 

A expectativa é grande diante dos investimentos estimados em mais de R$ 14 bilhões ao longo de 25 anos, incluindo a construção e reforma de estações e também obras viárias para melhorar o fluxo em cidades, como Mogi das Cruzes, cortada pela linha férrea. Em Mogi, também está prevista a extensão da linha até Cezar de Souza, atendendo uma reivindicação antiga da população.

Não há como negar que o serviço da CPTM melhorou significativamente nos últimos anos, porém, ainda há muito a ser feito para que os usuários tenham a comodidade e conforto merecidos. O projeto de concessão também prevê aumento do número de passageiros e será que o sistema comporta esse aumento, uma vez que já é um desafio estar nos trens mesmo fora dos horários de pico? 

Os avanços existem, mas os desafios crescem na mesma proporção ou com ainda maior intensidade na medida que a população cresce. Por isso, muitos encaram com grande otimismo a concessão, esperando condições cada vez melhores para o transporte sobre trilhos. Muito embora, o que temos visto em outras linhas já concedidas inspire preocupação, sendo necessário intensificar a fiscalização sobre as empresas não apenas do poder público, mas da população de forma geral. É preciso exigir um transporte de qualidade, garantindo o conforto e segurança que todos merecem.