As obras de revitalização e implantação da nova cobertura da Praça de Alimentação do Mercado do Produtor “Minor Harada”, no Mogilar, devem ter início até o fim de fevereiro. A estimativa foi apresentada durante a primeira reunião de 2026 da Secretaria Municipal de Agricultura e Segurança Alimentar com integrantes do Conselho Municipal de Abastecimento de Alimentos e Bens de Consumo e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural.
O encontro marcou o início do calendário de trabalho dos dois órgãos neste ano, e reforçou o papel estratégico do Mercado do Produtor, popularmente chamado de Cobal, no abastecimento da cidade.
Também foram discutidas as prioridades da pasta para 2026, dentre as quais, a destinação de recursos e o fortalecimento de programas voltados ao abastecimento e ao desenvolvimento rural do município
Durante a reunião, foram apresentados os avanços das obras no Mercado do Produtor. “A modernização da parte elétrica que teve início em 2025 deve entrar na segunda fase nas próximas semanas”, informou a diretora de Agronegócios, Cristiane Nascimento. Segundo a mesma, no momento, a empresa responsável pelos trabalhos aguarda autorização da concessionária de energia (EDP) a fim de promover a implantação da caixa distribuidora e cabeamento individual de energia aos mais de 29 boxes e espaços de comercialização dos permissionários. A expectativa é que os trabalhos sejam concluídos nos próximos meses.
Já a obra da nova cobertura da praça de alimentação do varejão de domingo e Feira Noturna (que acontece às sextas-feiras, das 17h às 22h) deve ter início ainda em fevereiro, garantindo mais segurança e conforto aos frequentadores. Segundo o secretário municipal de Agricultura e Segurança Alimentar, Renato Abdo, a intervenção representa um avanço importante para o equipamento público. “A proposta é transformar o Mercado do Produtor em um espaço mais seguro, organizado e acolhedor para comerciantes e consumidores. A nova cobertura vai trazer mais conforto para os frequentadores do espaço e o novo layout das barracas melhorará a circulação de pessoas, especialmente aos domingos, eliminando riscos causados pelo tráfego de veículos na área”, destacou.
O investimento para a revitalização é proveniente de emenda parlamentar do Deputado Federal Márcio Alvino. Também foi aprovada, por unanimidade, a utilização de recursos do Fundo Municipal de Abastecimento de Alimentos e Bens de Consumo para obras no Mercado Municipal, com intervenções na galeria de esgoto e construção de mezanino, no pavimento superior.
“Esse resultado mostra o cuidado da gestão com o uso responsável dos recursos públicos. Conseguimos reduzir custos, garantir rendimentos financeiros e, ao mesmo tempo, ampliar os investimentos em melhorias, tanto no Mercado do Produtor quanto no Mercado Municipal”, afirmou Renato Abdo.
Na pauta do desenvolvimento rural, foi destacada a aprovação de dois projetos de Cadeias Produtivas Locais (CPLs), nas áreas de fungicultura e leite, junto à Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, com recursos a fundo perdido. O município também conquistou a 9ª colocação no Programa Cidadania no Campo – Município Agro, garantindo um prêmio de R$ 70 mil, que será destinado à aquisição de um veículo para apoio às atividades de campo da Secretaria de Agricultura e Segurança Alimentar.