A ginasta medalhista olímpica Flávia Saraiva, a Flavinha, foi recebida por uma plateia lotada no Ginásio Poliesportivo José Carlos Miller da Silveira, o Tuta, em Mogi das Cruzes, no último domingo (1º). O evento, organizado pelo Sesc Mogi em parceria com a Prefeitura, reuniu famílias e contou com a participação de crianças e jovens, que acompanharam um bate-papo com a atleta, demonstração e atividades práticas em quadra. A atividade abriu a Mostra de Ginástica Para Todos, dentro da programação do Sesc Verão.
Uma das principais atletas da ginástica artística brasileira, Flávia, de 26 anos, integrou a equipe do Brasil que conquistou a medalha inédita de bronze por equipes nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. Durante o bate-papo, a ginasta falou sobre a sua trajetória no esporte, inspirações e reforçou a importância do esporte na formação pessoal.
“Eu entrei com nove anos, era muito levada dentro de casa e minha mãe falou que eu precisava entrar em algum esporte para gastar energia. Eu entrei na ginástica na idade das meninas que estão aqui na frente, me sinto muito honrada de poder crescer e movimentar o esporte. É um prazer enorme representar nosso país, me sinto muito feliz de saber que tem tantas pessoas assim torcendo e tantas pessoas praticando”, acrescentou.
O evento foi acompanhado por crianças atendidas pela Prefeitura e também jovens de grupos da cidade que, após o bate-papo, participaram de atividades práticas no ginásio, com vivências de ginástica artística na trave, barra e solo. As ações foram acompanhadas por profissionais do Sesc e pela própria Flávia que auxiliou alguns participantes nos movimentos, deu dicas e posou para fotos.
A costureira Patrícia Barreto, moradora de Mogi, acompanhou o evento com a família, com destaque para a filha que estuda balé desde os 3 anos. “Foi uma iniciativa muito legal, uma atleta que chama muita atenção com a qualidade dela, o brilho dela. A minha filha veio para se apresentar e está muito animada de compartilhar o mesmo espaço que uma atleta olímpica. A minha filha é uma menina muito ativa e isso ajuda muito na comunicação, o esporte, as atividades, na educação, na socialização, faz muita diferença”, afirmou.
A adolescente Ana Laura de Moura Ferreira, de 15 anos, participou da programação com o estúdio Bruna Viana, de Mogi. “A gente vai dançar, se apresentar com nosso estúdio. É uma oportunidade grande da gente mostrar o que a gente trabalha no ano e ainda mais ter a Flávia aqui para contar um pouco da história dela pra gente, que é uma inspiração”, contou.