O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região (Condemat+) participou, na última sexta-feira (30/01), da apresentação do plano de ação e fortalecimento da futura Cadeia Produtiva Local (CPL) de Tecnologia e Inovação de Mogi das Cruzes. A iniciativa, liderada pelo hub Alto Tietê Valley com apoio do Sincomércio e do Sebrae, integra a estratégia regional de estímulo à inovação.
Durante o encontro, representantes do aglomerado produtivo e de instituições parceiras conheceram o plano estruturado com foco no reconhecimento da CPL pelo programa estadual SP Produz, o que poderá viabilizar novos investimentos do Governo do Estado e impulsionar o crescimento da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) na região.
Representado pelo secretário executivo Adriano Leite, o Condemat+ reforçou seu papel estratégico na articulação entre os municípios do Alto Tietê e no fortalecimento de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento regional. De acordo com projeções apresentadas, a consolidação da CPL de Tecnologia e Inovação pode contribuir para um crescimento de até 13% do Produto Interno Bruto (PIB) regional.
Segundo Adriano Leite, a CPL de Tecnologia e Inovação terá papel transversal no desenvolvimento econômico do Alto Tietê. "O fortalecimento da cadeia de tecnologia impacta diretamente todas as demais CPLs da região, especialmente aquelas mais caracterizadas pelo setor do agro. A inovação e o uso de soluções tecnológicas são fundamentais para aumentar a produtividade, a competitividade e a sustentabilidade dessas cadeias", destacou.
A agenda contou ainda com a presença do presidente do Alto Tietê Valley, Laudicir Zamai; do diretor regional de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Jefferson Gomes Bomjardim; do secretário de Desenvolvimento Econômico de Mogi das Cruzes, Sadao Sakai; da consultora Tatiana Matheaço, representante da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP); do presidente do Sincomércio, Valterli Martinez; e da gerente do Escritório Regional do Sebrae, Gilvanda Figueirôa.
Atualmente, o Alto Tietê possui cinco Cadeias Produtivas Locais inscritas no edital do programa SP Produz, que podem captar até R$ 3 milhões em investimentos estaduais. As CPLs são instrumentos estratégicos para organizar setores produtivos, estimular a inovação, gerar emprego e renda e ampliar a competitividade regional.
Cidades
02/02/2026 às 13:38
Condemat+ prestigia plano de ação da futura CPL de Tecnologia e Inovação de Mogi
Por: Portal News
Encontro reforça articulação regional para reconhecimento no programa SP Produz e ampliação de investimentos no setor
Condemat+ foi representado pelo secretário executivo Adriano Leite
Foto: Divulgação/CONDEMAT+