A passagem de um ciclone extratropical surpreendeu Santa Isabel e todo o Estado de São Paulo no final da tarde de ontem, domingo (01/02). De acordo com os órgãos oficiais, os radares meteorológicos não indicavam a possibilidade de ocorrência do fenômeno, o que tornou o evento atípico e inesperado.
Diante da situação, a Prefeitura de Santa Isabel mobilizou imediatamente toda a sua estrutura, envolvendo diversas secretarias municipais, com o objetivo de minimizar os impactos e garantir a segurança da população.
Segundo levantamento preliminar da Defesa Civil Municipal, aproximadamente 40 árvores caíram em diferentes pontos da cidade, tanto na região central quanto na área rural. Também foram registrados 11 postes de energia elétrica derrubados, o que causou a interrupção do fornecimento de energia em todo o município. O serviço foi restabelecido de forma rápida pelas equipes responsáveis.
O sistema de captação e tratamento de água foi impactado devido à falta de energia elétrica, com previsão de normalização ao longo da tarde desta segunda-feira.
A Defesa Civil e a Secretaria de Meio Ambiente colocaram toda a frota e servidores em campo. A Secretaria de Infraestrutura e Serviços mobilizou cinco equipes, que atuaram por aproximadamente seis horas consecutivas na remoção de árvores, desobstrução de vias e apoio às ocorrências. A Secretaria de Segurança e Trânsito acionou todo o seu efetivo, incluindo a Guarda Civil Municipal, com apoio da Polícia Militar.
De acordo com a Defesa Civil, as rajadas de vento chegaram a 85 km/h, com cerca de 35 mm de chuva, e os efeitos mais intensos duraram aproximadamente 15 minutos. Com danos em telhados, comércios e estruturas.
A Prefeitura reforça o alerta para que a população evite áreas isoladas, não ultrapasse bloqueios sinalizados e comunique situações de risco pelos canais oficiais. As equipes seguem em campo, trabalhando com responsabilidade, agilidade e compromisso com a população.
Cidades
02/02/2026 às 15:54
Ciclone Extratropical surpreende Santa Isabel e Prefeitura mobiliza força-tarefa
Por: Portal News
Segundo levantamento preliminar da Defesa Civil Municipal, aproximadamente 40 árvores caíram em diferentes pontos da cidade
De acordo com a Defesa Civil, as rajadas de vento chegaram a 85 km/h, com cerca de 35 mm de chuva
Foto: Reprodução - Instagram