Na próxima quarta-feira comemora-se, além do Dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil, o Dia das Crianças. A vida adulta, que demanda força física e emocional contínuas, sempre nos faz celebrar as vitórias dos feriados, independentemente de sua origem.
O significado do feriado do Dia das Crianças varia entre versões de diversos países. O Dia Internacional da Criança é celebrado no dia 20 de novembro, data da promulgação da Declaração Universal dos Direitos da Criança, em 1959 - ou no dia 16 de agosto no Paraguai, em memória às crianças mortas pelas tropas do exército brasileiro na Batalha de Acosta Ñu, no fim da Guerra do Paraguai.
O dia 12 de outubro surgiu há quase um século, quando em 1923 realizou-se o 3º Congresso Sul-Americano da Criança no Rio de Janeiro, então capital do país. Em 1924, a data foi consolidada por meio de uma lei federal, mas apenas se tornou foco da atenção do grande público na década de 1950, como campanha de marketing para a venda de brinquedos.
O Brasil chega ao Dia das Crianças de 2022 com um aumento no número de crianças e adolescentes fora das salas de aula, segundo apuração do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - 171% a mais do que antes da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). São 1,8 milhão de crianças trabalhando, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Lembrar das crianças apenas como uma estratégia de marketing não pode e nem deve ser o mote exclusivo de nossa sociedade, principalmente quando voltamos a ter a triste companhia de olhos pequenos e famintos nos olhando pelas janelas de restaurantes e lanchonetes, nos semáforos pedindo dinheiro ou oferecendo balas por trocados, ou escondidas no trabalho infantil nas frestas do nosso mundo.
O brasileiro chega a mais um Dia das Crianças sem fazer a associação sobre a origem do feriado. O trabalho de assistentes sociais, conselheiros tutelares e demais agentes públicos ou voluntários da sociedade civil podem e devem ser lembrados, requisitados e cobrados neste Dia das Crianças e em todos os outros, pelo bem de nosso futuro.