Nesta terça-feira, dia 19 de agosto, quando se celebra o Dia Nacional do Ciclista, Guararema tem um motivo especial para comemorar: em 2024 a Prefeitura implantou as primeiras ciclovias da história da cidade, o que rendeu ao município o Selo Bicicleta Brasil, concedido pelo Governo Federal em reconhecimento às iniciativas de mobilidade urbana sustentável.

O selo integra o Programa Bicicleta Brasil, da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, que incentiva o uso da bicicleta como meio de transporte em municípios com mais de 20 mil habitantes. Em todo o país, 69 projetos foram reconhecidos neste ano, incluindo o de Guararema, que inaugurou dois importantes trechos de ciclovia: a José Francisco de Lima, no bairro Morro Branco, e a Frederico Augusto Ferreira de Andrade "Dindin", no bairro Ipiranga, totalizando cinco quilômetros de extensão.

As ciclovias, aprovadas pelos moradores, se tornaram espaços seguros tanto para o lazer quanto para o deslocamento diário das famílias. O prefeito de Guararema, o Zé, ressalta que o investimento é parte de um projeto maior de modernização da cidade. "Temos o privilégio de desenhar uma Guararema mais moderna, mais sustentável e melhor a cada dia. As ciclovias são exemplo disso. Criamos um caminho mais seguro para a prática de atividades físicas e também para o ir e vir do dia a dia. O Selo Bicicleta Brasil mostra que estamos no rumo certo e seguiremos investindo em Mobilidade Urbana, porque isso é investir em qualidade de vida", afirma.

Além das ciclovias, a Prefeitura segue ampliando os equipamentos de Mobilidade Urbana. Entre os exemplos estão o programa Guararema Sem Pagar, que garante transporte público gratuito com frota renovada; o novo viário que conecta os bairros Nogueira e Centro, incluindo a ponte José Radar da Silva, a rua Maria Apparecida Freire Martins e o Complexo Esportivo Paulo Geanetti Machado; e a construção de uma nova ponte sobre o rio Paraíba do Sul, que vai ligar os bairros Morro Branco e Itaoca, melhorando a fluidez do trânsito e criando novas rotas de acesso.