As cidades do Alto Tietê intensificam as ações de combate à dengue neste início de ano. Em Itaquaquecetuba, a Secretaria de Saúde realiza neste sábado (31) uma nova etapa do Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), enquanto Guararema, Ferraz de Vasconcelos e Mogi das Cruzes mantêm vistorias, nebulização, campanhas de conscientização, uso de tecnologia e vacinação para reduzir a proliferação do mosquito. 

Em Itaquá, a ação deste sábado (31) envolve mais uma etapa do LIRAa, ferramenta usada para identificar áreas com maior risco de infestação do mosquito. O trabalho será realizado em imóveis previamente selecionados pelo Ministério da Saúde nos bairros Vila Japão, Vila São Carlos, Jardim Odete, Jardim Adriane, Jardim São Paulo e Quinta da Boa Vista. 

Durante as visitas, agentes devidamente identificados realizam vistorias em quintais, caixas d’água, calhas, ralos e outros pontos que possam acumular água, além de orientar os moradores sobre medidas preventivas. Segundo a secretaria, neste ano o município registrou dois casos positivos de dengue, o que levou à intensificação das ações de monitoramento e eliminação de criadouros. O secretário de Saúde e de Assistência Social, Gabriel Rocha, destacou que o LIRAa subsidia o planejamento das estratégias adotadas na cidade. 

O secretário de Governo, Marcello Barbosa, reforçou que o envolvimento da população é essencial. “Atitudes simples do dia, como eliminar recipientes com água parada, manter caixas d’água bem vedadas e descartar corretamente o lixo contribuem diretamente para a redução dos focos do mosquito.” 

A Prefeitura de Itaquá também informou que a vacinação contra a dengue segue normalmente para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, conforme o calendário do Ministério da Saúde. 

Em Guararema, a Prefeitura diz que mantém ações contínuas de enfrentamento à dengue, com visitas diárias de orientação, vistoria e eliminação de focos do mosquito em residências, comércios e indústrias. As equipes da Secretaria Municipal de Saúde também realizam nebulização nas áreas onde há registro de casos confirmados, seguindo protocolos técnicos para reduzir a circulação do Aedes aegypti. Como reforço às ações de campo, o município lançou recentemente uma campanha digital de conscientização, com a publicação de um vídeo educativo nas redes sociais da Prefeitura, utilizando linguagem acessível e criativa para mostrar como pequenos descuidos podem se transformar em criadouros do mosquito. 

A campanha é complementada com a distribuição de folders e orientações presenciais, que alertam que grande parte dos focos está dentro dos próprios imóveis. A vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos também segue disponível nas unidades de saúde do município, com aplicação de duas doses. 

Já em Ferraz, as ações de combate ao mosquito foram intensificadas ao longo das últimas semanas, com destaque para o trabalho realizado no último domingo (18), no Jardim Primavera , onde agentes de combate às endemias percorreram ruas e quarteirões em um pente-fino para vistoriar quintais, orientar moradores e eliminar possíveis criadouros. Na semana anterior, o Jardim São Lázaro havia sido o primeiro bairro atendido durante o Dia D de Combate à Dengue. De acordo com os agentes, os trabalhos reforçaram cuidados com pratos de plantas, caixas d’água e imóveis desocupados, que podem acumular água em pias e outros recipientes sem uso. Além das visitas, os agentes realizam periodicamente o levantamento de densidade larvária, feito quatro vezes ao ano, que permite intensificar as ações de prevenção nos bairros com maior risco. 

Em Mogi, o foco segue na manutenção e ampliação de um conjunto de ações permanentes de prevenção e controle da dengue. A Prefeitura diz que mantém o trabalho intensificado, especialmente no período de maior risco. Entre as estratégias adotadas estão a vacinação de adolescentes de 10 a 14 anos, disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família, além das visitas casa a casa realizadas pelo Núcleo de Prevenção e Controle de Arboviroses. 

Segundo a Prefeitura, as equipes também atuam no bloqueio de criadouros, tratamento químico em áreas de maior risco, monitoramento de pontos estratégicos e imóveis especiais e no uso de drones para aplicação de larvicida em grandes reservatórios e locais de difícil acesso. Balanço da administração aponta que em 2025, mais de 17,5 mil imóveis foram vistoriados, incluindo cerca de 300 pontos monitorados com o apoio da tecnologia. O município também mantém canais de atendimento à população, como o Zap Dengue, via WhatsApp, e os telefones SIS 160 e 162, além da distribuição de repelentes para gestantes em acompanhamento pré-natal e da ampliação das brigadas de combate à dengue em prédios públicos.