O volante Fred, da seleção brasileira e do Shakhtar Donetsk, foi pego em exame antidoping realizado durante a Copa América. O resultado da contraprova do exame, decisiva para uma eventual punição, será divulgado hoje. Fontes ouvidas pela reportagem informam que a CBF já recebeu um comunicado oficial da Conmebol mas só vai se pronunciar após a divulgação da prova B.
Se a contraprova der positivo, o caso será encaminhado para o Tribunal Disciplinar da entidade e deverá resultar em uma punição para o jogador de 22 anos - em mais de 90% dos casos a prova B reafirma o resultado inicial.
Fred está na Turquia para disputar uma fase preliminar da Liga dos Campeões da Europa contra o Fenerbahçe e não quis se pronunciar. Seu empresário, Alexandre Lima, sócio de Roberto Assis, irmão de Ronaldinho Gaúcho, também vai aguardar o resultado da prova B para comentar o caso.
A substância proibida encontrada pela comissão de dopagem no exame de urina é o diurético hidroclorotiazida, normalmente utilizada para controle de doenças como insuficiência cardíaca e hipertensão. Ela não contribui diretamente com a melhoria do desempenho, mas é considerada como doping pela Agência Mundial Antidoping (Wada) pelo poder de mascarar outras substâncias que possam ter sido utilizadas.