O Estádio Municipal Francisco Ribeiro Nogueira, o Nogueirão, na Vila Industrial, em Mogi das Cruzes, será palco, no próximo dia 21, da final do Torneio Interno de Futebol Feminino da Associação Nova Esperança (ANE), que reúne 80 meninas divididas em quatro equipes. Promovido anualmente pela associação, desta vez o evento também integra o calendário da programação do aniversário de 465 anos da cidade.
Segundo o presidente da ANE, Rogério Davi dos Anjos, o evento é muito aguardado pelas participantes e mostra o potencial do futebol feminino na cidade. “Todo ano promovemos esses campeonatos com temas diversos, já foi Champions League, Campeonato Paulista, sempre escolhido pelas alunas”, lembrou ele. Este ano, o torneio teve uma proposta diferente: os nomes dos times representaram cidades do Alto Tietê, incluindo Biritiba Mirim, Guararema, Mogi das Cruzes e Poá. “Quase todas as participantes são de Mogi, mas o objetivo é mostrar que futuramente essas cidades possam realmente ter times da modalidade”, explicou Rogério.
O campeonato começou em julho e já foram realizadas três rodadas. No dia 21, acontecerá a disputa do terceiro lugar entre Mogi e Poá, a partir das 8h30, seguida pela final às 10h30, entre as equipes de Guararema e Biritiba.
Além do torneio, a ANE participa de competições como os Jogos Regionais, Jogos Abertos e Jogos da Juventude, e já conquistou diversos títulos, incluindo o bicampeonato na Liga Municipal de Futebol de Mogi das Cruzes (2013 e 2018), o título Sub-17 (2022), primeiro lugar nos Jogos Abertos de 2018 e prata nos Jogos Regionais de 2018.
ANE
A ANE é um projeto social que existe há 25 anos e atualmente atende cerca de 200 crianças e adolescentes, entre meninos e meninas, oferecendo treinamento em futebol, participação em torneios e acompanhamento. Segundo Rogério, um dos objetivos da iniciativa é oferecer suporte maior ao futebol feminino, uma área “pouco explorada” em muitas cidades. Nos times femininos, são atendidas 80 alunas, com idade entre 7 e 19 anos.O projeto conta com apoio da prefeitura no uso de espaços públicos para treinos e competições.
Rogério afirma que a ANE se tornou referência no incentivo ao futebol feminino: “É uma entidade que trabalha valores, questão de respeito, disciplina, incentivo para o esporte. Tem muita criança que vem com sonho de ser jogadora de futebol e vamos fazer um trabalho forte para dar todo o suporte e incentivo. Hoje temos muitas meninas no profissional, brilhando. Isso abre as esperanças para as crianças que sonham e que estão na nossa responsabilidade", conta.
O grupo, de acordo com o presidente, se mantém com eventos, com rifa, apoio de colaboradores e vaquinha de amigos para pagar as despesas. Também há alguns patrocinadores para determinados eventos. O projeto possui ainda uma parceria com o Clube Atlético Comercial, na Vila Mogilar, onde as atividades de treino acontecem às quartas e sextas-feiras. Mais informações sobre o projeto no perfil das redes sociais @ane_mogi.