Seis cidades do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat+) tiveram 11 Cadeias Produtivas Locais (CPLs) reconhecidas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, por meio do Programa Estadual de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas Locais - SP Produz. Os resultados preliminares, divulgados nesta sexta-feira (05), reforçam a importância do trabalho conjunto entre os municípios consorciados, instituições e o Sebrae-SP, incluindo os líderes do programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (Lider) – uma iniciativa conjunta das entidades.
O programa Produz-SP estabelece quatro níveis de maturidade: Aglomerado Produtivo, CPL em Desenvolvimento, CPL Consolidada e CPL Madura. A partir do segundo nível, já é possível acessar repasses de recursos para investir nas cadeias.
Entre as cidades contempladas estão Arujá com uma CPL, Biritiba Mirim (2), Itaquaquecetuba (1), Mogi das Cruzes (4), Salesópolis (1) e Suzano (2). Na classificação por nível de maturidade, a CPL Fungicultura de Mogi das Cruzes foi classificada como madura, o mais alto nível do programa.
No nível de CPL Consolidada, estão: Flores e Plantas Ornamentais de Arujá, Agricultura Familiar de Mogi das Cruzes, Leite de Mogi das Cruzes, Agroindústria de Biritiba Mirim, Turismo de Base Comunitária de Biritiba Mirim, Cervejas Artesanais de Suzano e Gastronomia de Suzano.
Outras duas CPLs estão no nível Desenvolvimento: Mel de Salesópolis, Metalurgia de Itaquaquecetuba. Já a Tecnologia da Informação de Mogi das Cruzes está classificada como Aglomerado Produtivo. A conquista representa novos investimentos e a ampliação da competitividade regional.
A área do Condemat+ possui três CPLs aprovadas em 2024: Eucalipto do Alto Tietê – Salesópolis (que conquistou R$ 750 mil em recursos para compra de equipamentos), ESG do Plástico – Mairiporã, e TIC – Mogi das Cruzes.
O coordenador da Câmara Técnica de Desenvolvimento Econômico e Inovação do Condemat+, Jorge Salomão Chamma Neto, destacou a importância estratégica do reconhecimento das CPLs. "Nosso território é referência pelos seus setores produtivos em todo o estado. Agora, com 11 CPLs, nossa região ganha ainda mais relevância e abre portas para que possamos incentivar novos arranjos, o que gera desenvolvimento econômico e social", reforçou.
O Produz-SP é voltado para micro, pequenas e médias empresas que atuam de forma organizada, dentro do mesmo segmento ou setor, com uma estrutura de gestão comum.
Cidades
05/09/2025 às 17:10
CONDEMAT+ impulsiona o desenvolvimento com 11 novas CPLs
Por: Portal News
Programa Produz-SP reconhece as Cadeias Produtivas Locais e garante acesso a recursos para investimentos em diversas áreas

Resultados reforçam a importância do trabalho conjunto entre os municípios consorciados
Foto: Divulgação