O novo shopping center de Itaquá tem área de influência para 750 mil consumidores por mês e vai gerar mais 3 mil empregos diretos e indiretos. Por isso a expectativa dos lojistas e da administração municipal é positiva. Inclusive, a prefeitura já estuda novos projetos para melhorar o fluxo da cidade, principalmente, no que diz respeito ao trânsito.
Para o secretário municipal de Planejamento, Roberto Komura, a chegada do Garden Shopping poderá alavancar o desenvolvimento da região. "Além de gerar emprego, vai trazer um desenvolvimento para o comércio, talvez até na indústria", disse. "E ainda traz o entretenimento e lazer. Acho que vai ser muito positivo para a cidade dar uma alavancada nessa área.
Komura ainda destacou a localização do empreendimento: "Estamos no meio de um polo que é Itaquá e engloba Suzano, Arujá, Guarulhos e a zona leste de São Paulo. A localização do empreendimento é fundamental. Acho que será um lugar que vai movimentar demais a região".
Devido à estimativa de fluxo intenso na região, a Prefeitura de Itaquá já estuda alguns projetos para facilitar a questão do trânsito na cidade. Uma das propostas já está em tratativas com a CS Brasil, no qual a administração estuda a possibilidade de implantar uma linha circular. Outra novidade que ainda está em fase de estudo é a instalação de uma segunda entrada na cidade, que deve ser feita na região do Caiuby, com o objetivo e facilitar o tráfego na região do shopping, que já tem um fluxo de cerca de 40 mil veículos por dia. (F.F.)