As jovens atletas poaenses Lívia Andrade Silva e Anna Beatriz de Angeli Pudo, da Escola Estadual Batuíra, conquistaram um feito inédito para o esporte escolar do Alto Tietê: ficaram entre as cinco melhores do Brasil no tênis de mesa, tanto por equipes quanto no individual, durante os Jogos da Juventude Caixa 2025, realizados em Brasília.
Anna ainda brilhou na disputa individual, alcançando o 5º lugar em uma campanha marcada por jogos equilibrados e apenas uma derrota – justamente para as campeãs do torneio, que é considerado a principal competição estudantil da modalidade no país e reuniu os melhores atletas escolares de todas as regiões do Brasil. Pela primeira vez, uma escola pública do Alto Tietê foi representada no torneio, um feito inédito que colocou as alunas em evidência no cenário nacional.
O prefeito de Poá, Saulo Souza, comemorou o resultado e ressaltou a importância da conquista. “Elas são um grande orgulho para Poá e para o estado de São Paulo. Enfrentaram os melhores atletas do Brasil, mostraram coragem e talento, conquistando o quinto lugar por equipes e também no individual com a Anna. Um resultado inédito que enche nossa cidade de orgulho e ecoa em todo o País. Parabéns às atletas e ao professor Fernando”, declarou.
O treinador e professor das atletas, Fernando Giovanini, destacou o empenho e a dedicação das jovens. “Nossas meninas foram muito bem, carregando com orgulho e raça o uniforme do Estado. Pode parecer pouco, mas o quinto lugar entre todas as escolas do Brasil, por hora, nos deixa bastante felizes e com senso de dever cumprido. Queremos agradecer muito a torcida de todos”, disse.
O secretário de Esportes de Poá, Diogo Ferreira, também celebrou o feito, chamando a conquista de “uma página histórica” para a cidade e para o Estado. “Essas meninas provaram que, com dedicação, apoio e trabalho, sério é possível competir de igual para igual com instituições tradicionais do esporte escolar. Essa conquista mostra que o esporte transforma vidas, gera oportunidades e coloca Poá em evidência no cenário nacional”, finalizou.
Trajetória marcada por superação
A classificação para a etapa nacional foi resultado de uma trajetória marcada por desafios. A Escola Estadual Batuíra soma dez títulos estaduais, mas nos últimos anos não avançava na fase final contra escolas particulares, especialmente o tradicional Colégio Arbos, de São Caetano do Sul, conhecido por ter atletas da seleção brasileira sub-15 em sua equipe.
“Somos os atuais pentacampeões estaduais, mas sempre parávamos no confronto final com o colégio particular Arbos. Neste ano, felizmente, a história foi diferente. Na grande final estadual, Lívia e Anna derrotaram justamente o time de São Caetano, que contava com a melhor jogadora da seleção brasileira Sub-15 e da América do Sul”, destacou o treinador.
A vitória inédita quebrou um tabu e garantiu a classificação para os Jogos da Juventude Caixa, com as atletas de Poá sendo as únicas representantes de escola pública do Alto Tietê a disputarem o torneio nacional.