A Câmara de Mogi das Cruzes promoveu na noite de ontem a fase final do ciclo de palestras "Comunidade Segura", promovido com o objetivo de ampliar o envolvimento da população do debate sobre a Segurança Pública. O evento iniciativa é uma Comissão Permanente de Segurança da Casa, presidida pelo vereador Claudio Miyake, e foi composto de quatro palestras, envolvendo as polícias Civil e Militar, Secretaria Municipal de Segurança e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de apresentações dos Consegs de Jundiapeba, César de Souza e Braz Cubas. Nos próximos dias, a Comissão vai elaborar um documento, com um resumo das sugestões da população, para encaminhamento às autoridades competentes.
O ciclo de palestras Comunidade Segura foi iniciado no dia 27 de outubro, com as palestras do presidente da OAB, Marcelo Inocêncio, e do secretário municipal de Segurança, Eli Nepomuceno. Na ocasião, os Conselhos de Segurança dos distritos de Cesar de Souza e Brás Cubas também fizeram suas apresentações. Já na noite de hoje, o evento contou com as palestras do o comandante do 17º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Eduardo Rangel, e do delegado Argentino da Silva Conqueiro, representante da Delegacia Seccional. Ao final, o presidente do Conseg de Jundiapeba, José Raymundo Santana, fez uma apresentação.
Em ambos os dias de realização do ciclo de palestras foi ampla a participação da população. Diversos líderes comunitários e cidadão em geral assistiram às apresentação e, ao final, participaram do debate sobre Segurança, apresentando suas sugestões às autoridades presentes. O vereador Claudio Miyake explica que, nos próximos dias, as contribuições apresentadas pelos mogianos serão compiladas em um único documento e encaminhadas aos órgãos responsáveis pela área.
"Os mogianos que compareceram ao ciclo de palestras deram importantes exemplos de exercício da Cidadania. As sugestões apresentadas podem servir de norte paras futuras políticas públicas voltadas à Segurança do município. Vamos encaminhar as informações às autoridades da área e faremos o acompanhamento posterior", destaca Miyake.