A Prefeitura de Itaquaquecetuba deu início à Operação Trânsito Livre, um conjunto de intervenções estratégicas para reorganizar o tráfego, melhorar a fluidez e ampliar a segurança de pedestres e motoristas. As ações, que serão implantadas gradualmente, começam pelo “cruzamento do Homero”, um dos mais movimentados da cidade.

As mudanças incluem a criação da conversão direta da avenida Ítalo Adami para a rodovia Alberto Hinoto, sentido Monte Belo. Para isso, o acesso da Ítalo Adami à avenida Emancipação será desativado. Como alternativa, os motoristas devem utilizar o viaduto Pastor Mário Maria Duarte e retornar pela avenida Presidente Tancredo Neves. O viaduto também passa a ter mão única sentido Almiro Dias, reorganizando o fluxo da região.

Outra alteração é no viaduto da avenida Emancipação, que passa a ter mão única sentido prefeitura. Já na Tancredo Neves, um novo semáforo permitirá a conversão direta para o viaduto da Emancipação, facilitando o deslocamento e reduzindo conflitos de circulação.

A operação prevê ainda a abertura da rua Lafaiete, na Vila Zeferina, como nova opção de acesso para quem vem da Vila Virgínia em direção ao Monte Belo. Na Alberto Hinoto, próximo à rua Guaíra, no Jardim Santa Helena, uma nova abertura oferecerá mais uma alternativa de retorno para motoristas que vêm do Monte Belo, evitando sobrecarga no “cruzamento do Homero”. O pacote inclui também faixas mais largas e adequações no cruzamento da Almiro Dias com a Alberto Hinoto, além de novas travessias com semáforo na Emancipação. 

Com foco na segurança, caminhões com mais de 11 metros ficam proibidos de circular pelo viaduto da Emancipação. Todas as mudanças contam com reforço de sinalização, faixas educativas e acompanhamento da equipe de engenharia de tráfego para garantir adaptação gradual.

“Com a Operação Trânsito Livre, Itaquá dá mais um passo importante na reestruturação da mobilidade urbana, priorizando a eficiência e segurança do tráfego, a qualidade de vida dos pedestres e a valorização do transporte público. As mudanças entram em vigor gradualmente, acompanhadas por ações educativas e sinalização reforçada nos pontos de intervenção,” destacou o secretário de Mobilidade Urbana, Rosinaldo de Castro.

O prefeito Eduardo Boigues ressaltou que as intervenções fazem parte de um planejamento estratégico. “Essas mudanças vão resolver problemas históricos de congestionamento em um dos pontos mais críticos do município. Estamos investindo em mobilidade urbana com planejamento e responsabilidade para garantir que as pessoas possam se deslocar com mais segurança e agilidade”, finalizou.