A Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba realizou a cerimônia do Prêmio Profissionais SUS 2025, iniciativa que valoriza servidores e experiências que se destacaram pela dedicação, qualidade do atendimento e contribuição ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde no município. A noite foi marcada por emoção e contou com show ao vivo, jantar especial com sobremesa e reconhecimento aos profissionais.

O prêmio contemplou trabalhadores da atenção primária, especializada, urgência e emergência, vigilância em saúde e equipes multidisciplinares, além de agentes comunitários, estagiários e autores de experiências exitosas. Os ganhadores foram definidos por meio de votação popular, realizada entre os dias 24 de novembro e 1º de dezembro.

O evento reuniu autoridades como o prefeito Eduardo Boigues, o vice-prefeito Rogério Tarento, a superintendente do Ministério da Saúde em São Paulo, Claudia Afonso, além de Hildaleia Leandro, representante da Secretaria de Estado, de Maria Dalva Amil, represente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde, e de Virgínia Garcia Leme, secretária de Saúde de Biritiba Mirim.

“O prêmio é pensado justamente para reconhecer e premiar quem mais faz pela população na linha de frente. É um dia para demonstrar o quanto trabalhar com competência faz bem e dá retorno”, disse o secretário de Saúde e Assistência Social, Gabriel Rocha.

“Uma noite emocionante que dá nome e mostra o rosto de quem faz a assistência em saúde. Um time bem alinhado com os propósitos da cidade em evoluir e tratar bem as pessoas merece ser reconhecido”, destacou o secretário de Governo, Marcello Barbosa.

“Nosso segundo mandato tem sido focado na saúde e estamos conseguindo não só cumprir com o propósito, como estamos elevando o nível do atendimento à população. Parabéns a todos que fazem a saúde acontecer”, finalizou o prefeito Eduardo Boigues.

Vencedores
Entre os Agentes Comunitários de Saúde, foram premiadas Janyce Maria Latorre, Camila Gabriela Figueiredo Santos da Silva e Vanessa Rocha da Silva. Na categoria Agente de Controle de Endemias, a vencedora foi Larissa Palmeira dos Santos Dacosta. O destaque na categoria Assistente Social ficou com Sueli Teixeira Costa Avelino. Jéssica Souza dos Santos foi premiada como Auxiliar de Enfermagem, enquanto Rosimeire Moreira de Morais recebeu o reconhecimento como Auxiliar de Enfermagem do SAMU.

Adriana Gonçalves Pereira foi a vencedora na categoria Auxiliar de Higienização e Nathalia Alice de Almeida em Auxiliar de Saúde Bucal. Janete Ribeiro de Souza foi reconhecida como Coletora de Exames e Anny Caroline Ribeiro Costa Santos como Controladora de Acesso. Na odontologia, a premiada foi Regina Souza Ribeiro. Andressa Torres Ferreira recebeu o prêmio como Diretora de Unidade, enquanto Lilian Aparecida Pereira dos Santos foi destaque entre os Enfermeiros e Daniel Rubens Burrin entre os Enfermeiros do SAMU.

Os estagiários reconhecidos foram Arthur Rodrigues da Silva Cruz, Kathlyn Marcely Seiry Matos e Miguel Alexandre Barbosa Salles. Fernanda Gonçalves Coelho venceu na categoria Farmacêutico, Juliana Chagas Ribeiro em Psicomotricista, Roberto Mitio Kato como Médico e Vinícius Suehiro Tsuitsui como Médico Veterinário.

Na área de transporte, foram premiados os motoristas Silvio Luis Spina e William dos Santos Weides, além de Ronildo José dos Santos como Motorista de Ambulância e Carlos Vinícius Nasser Yokota como Motorista do SAMU. Sandra Aparecida Pereira Pena foi reconhecida como Nutricionista, Luciana Aparecida Ferreira Carvalho como Psicóloga e Aleksia Parisi Katsilakis como Recepcionista.

Também receberam o prêmio Andreia Regina da Silva Soares como Técnica de Enfermagem, David Américo de Deus como Técnico de Imobilização Ortopédica, Ingridi Franciele Andrade como Técnica de Radiologia, Lindsey Ferraz Asbel Pires como Técnica de Saúde Bucal, Pedro Henrique Mendes Nascimento como Técnico em Regulação Médica, e Andreia Pavlidis Martins como Vigia.

Experiências Exitosas
A programação também destacou os vencedores da 1ª Mostra de Experiências Exitosas. O 1º lugar ficou com Steffany Aparecida de Souza Nobre, autora do trabalho “Fortalecimento da Comunicação Institucional na Secretaria Municipal de Saúde de Itaquaquecetuba”. Em 2º lugar, Cristiane Mara Ruiz de Sousa Fattah apresentou “Mais Saúde Bucal nas Escolas de Itaquaquecetuba”.

O 3º foi de Patrícia Ramalho dos Santos com o “Projeto Oftalmo”, o 4º lugar ficou com Fabíola Jacobino de Souza com a “Estratégia intersetorial para expansão segura das adoções no CCZ de Itaquaquecetuba” e o 5º foi conquistado por Wanderley Pirola com “Homens em Palavra: grupo psicoterapêutico para saúde mental masculina no SUS”.