A prefeita de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli, homenageou a Guarda Civil Municipal (GCM) nesta quarta-feira (17/12), em cerimônia no Cemforpe, pelos 23 anos de fundação da corporação. O evento reuniu o efetivo da GCM, autoridades e outros convidados.

Com viaturas estacionadas em frente ao Cemforpe, guardas (a serviço e de folga) fardados e uma bandeira de Mogi hasteada na fachada do prédio, a prefeita chegou no início da manhã ao evento e acompanhou, com o público que preencheu boa parte do auditório, a apresentação de um vídeo institucional da Guarda, contando, com imagens raras e narração, um pouco da história do grupo, que hoje está entre as principais forças da segurança de Mogi.

Antes de subir ao palco, Mara convidou duas crianças que estavam na plateia com mini uniformes da GCM – Ítalo e Ana Beatriz, filhos de guardas municipais – para acompanhá-la. De mãos dadas com os pequenos, a chefe do Executivo discursou sobre a relevância da GCM para a cidade.

“O Ítalo e a Ana Beatriz são um exemplo do tamanho da importância que vocês têm para Mogi. Vocês são admirados por eles e por todos nós. Eu confio em vocês e vou trabalhar para melhorar cada vez mais as condições de trabalho de vocês. Precisamos cuidar de quem cuida. E vocês cuidam de todos os mogianos. Quero agradecer a vocês, ao comandante da GCM, Walter Siqueira, e ao secretário municipal de Segurança, Gilberto Ito, por caminharem comigo, por acreditarem que podemos tornar a nossa cidade mais segura”, disse.

O GCM Marcio Felipe de Macedo foi eleito Guarda do Ano e recebeu uma placa de homenagem e agradecimento aos serviços prestados ao município. E os guardas Wallacy Virginio da Silva e Alexsandro Elias Ribeiro representaram a Ocorrência do Ano, uma apreensão de 110 tabletes de maconha, maior quantidade apreendida da história da GCM, em julho deste ano. Entre uma homenagem e outra, teve apresentação do Quarteto Popular da Sinfônica de Mogi das Cruzes.

“A prefeita Mara Bertaiolli tem feito importantes investimentos na segurança da nossa cidade, incluindo a GCM, e isso tem resultado em resultados muito positivos, como a queda dos índices criminais. Em outubro, por exemplo, último mês com dados consolidados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Mogi das Cruzes registrou queda em diversos tipos de crime pelo quarto mês consecutivo”, destaca Ito.

A vereadora Priscila Yamagami, 1ª vice-presidente da Câmara Municipal, representou o Legislativo mogiano no evento: “Eu tenho uma relação afetiva com a Guarda e quero muito parabenizar a corporação por estes 23 anos de trabalho, de cuidado com a nossa cidade”, disse a parlamentar.

Outros vereadores, representantes das Polícias Civil e Militar, secretários municipais e outras autoridades de Mogi prestigiaram a cerimônia, que foi encerrada com uma homenagem especial ao GCM Vechini, que faleceu no último fim de semana.

Após o término, apenas os GCMs ficaram no Cemforpe para um sorteio interno de brindes, doados por empresas do município.