A procura pela vacina contra a dengue, que neste momento tem como público alvo crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, está baixa na região. As informações são das Prefeituras de Suzano, Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Suzano, Poá e Santa Isabel. Mogi das Cruzes foi a única cidade que informou que a busca pelo imunizante segue razoável. A vacinação é realizada na região desde fevereiro, e atualmente estão disponíveis mais de 16 mil doses do imunizante. 

Em Suzano, apenas 35,5% daqueles que receberam a primeira dose retornaram para o reforço, de acordo com a prefeitura. A cidade conta com 9,1 mil doses da vacina, disponíveis nos 24 postos de saúde, que atendem de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas. A pasta informou que o público alvo no município é estimado em 19,2 mil pessoas. Já em Ferraz, o estoque é de 5.600 doses no momento, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. O imunizante é aplicado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Vila São Paulo, Vila Santa Margarida, CSII e Vila Santo Antônio. 

Enquanto Santa Isabel tem disponíveis 1.380 doses da vacina, que estão sendo aplicadas nos 12 postos de saúde, com atendimento das 7 às 16 horas. Apenas na UBS I Pref. Ilário Dassiê, o horário é estendido até às 19 horas. Guararema possui 853 doses em estoque e realiza a aplicação na Unidade Temporária de Saúde do Parateí (Avenida Parateí, 365) e no Cesap (Rua Dr. Armindo, 567).

Poá, Arujá, Guararema, Itaquá informaram que é baixa a procura, porém têm estoque suficiente da vacina contra a dengue para atender a demanda, com o imunizante disponível em qualquer UBS. Apenas a Prefeitura de Mogi afirmou que a procura pela vacina se mantém razoável.

A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Saúde, informa que conta com estoque suficiente para atender o público-alvo. As aplicações ocorrem nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de segunda a sexta, das 8h às 17h.

 Estratégias

As prefeituras destacaram algumas estratégias para aumentar a procura pelo imunizante. Em Suzano, a Vigilância Epidemiológica realizará, nas próximas semanas, uma ação de orientação sobre a importância da vacinação para crianças e adolescentes nas escolas públicas da cidade. A cidade de Arujá promove a vacinação nas escolas, além da avaliação da possibilidade de ampliação do público. A imunização nas escolas, estaduais e municipais, também foi uma estratégia adotada em Poá, de acordo com a administração municipal. Itaquá também  segue ampliando a divulgação para que mais pessoas do público elegível (de 10 a 14 anos) seja imunizada. 

Em Mogi, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, são realizadas ações pontuais e campanhas em locais estratégicos, de acordo com a necessidade. Já em Guararema, a Secretaria de Saúde ressalta que além da conscientização nas unidades de saúde, tem sido feita a busca ativa dos faltosos. Ferraz, além de divulgar a campanha nas UBSs, afirmou que conta com o corpo a corpo feito pelos agentes comunitários de Saúde nas casas dos pacientes.


*Texto supervisionado pelo editor.