Na sessão ordinária realizada desta terça-feira (10), a Câmara aprovou o Requerimento n.º 06/2026, que consigna “Votos de Aplausos e Congratulações” à Associação Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes (ORSIMC), pelo trabalho realizado ao longo de mais de duas décadas em prol da cultura, da educação e da transformação social. A propositura é de autoria de Felipe Lintz (PL), em conjunto com o vereador Bi Gêmeos (PSD).
Fundada em 2003, a ORSIMC se destaca como um dos maiores patrimônios culturais e sociais do município. Sob a regência do maestro Lelis Gerson, o grupo musical ultrapassa os limites da arte, atuando também como ferramenta de transformação social para crianças e jovens da periferia da cidade. Dentre os projetos estão iniciativas de sucesso como a “Orquestra Sinfônica Jovem”, o “Coral Canarinhos do Itapety”, o “Projeto Pequenos Músicos”, o “Primeiros Acordes na Escola” e a “Banda Sinfônica Jovem”.
“Todos aqui reconhecem o trabalho sério que a Orquestra realiza. Todos nós estamos muito felizes em aprovar essa propositura. Acho que esta Casa poderia, inclusive, fazer uma sessão solene de Honra ao Mérito pelos vinte e três anos de trabalho da Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes”, ressaltou o presidente da Câmara, Francimário Vieira Farofa (PL).
Escolas cívico-militares
Também foi aprovado o Requerimento n.º 08/2026, de autoria de Lintz, com “Votos de Aplausos e Congratulações” ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (REP), ao secretário de Estado da Educação, Renato Feder, e ao deputado estadual Tenente Coimbra (PL), pela atuação conjunta que resultou no início da implantação do modelo de escolas cívico-militares no município.
Homenagens
Destaque ainda para o Requerimento n.º 09/2026, com “Votos de Aplausos e Congratulações” à estudante mogiana Luna Lemes, de 17 anos, estudante da Etec Presidente Vargas, pela aprovação em seis universidades públicas. A iniciativa da homenagem é dos vereadores Felipe Lintz (PL) e Priscila Yamagami (PP).
Moradora do bairro Vila Lavínia, a jovem manteve uma rotina de 10 horas diárias de estudo ao longo de 2025, alcançando aprovação no curso de Ciências Econômicas da Universidade de São Paulo (USP). A jovem também foi aprovada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na Universidade Estadual Paulista (Unesp), na Faculdade Getulio Vargas (FGV) e no Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMRC).
Os vereadores ainda aprovaram o Projeto de Decreto Legislativo n.º 48/2025, que concede o “Título de Cidadão Mogiano” ao educador José Carlos de Almeida Carreiro. A propositura é de autoria dos vereadores Francimário Vieira Farofa (PL) e Mauro de Assis Margarido (PRD).
Natural de Catanduva, no interior de São Paulo, o homenageado reside em Mogi das Cruzes desde 1975. Casado com Maria José Roque Carreiro, é pai de três filhos: José Adriano, Mônica Luciana e Túlio Tadeu. Carreiro é ainda avô de seis netos e bisavô de uma bisneta.
O professor possui cinco graduações (Geografia, Direito, Pedagogia e duas em Estudos Sociais), mestrado em Semiótica, Tecnologias da Informação e Educação, além de diversas especializações. Carreiro foi diretor de diversas escolas estaduais em Mogi das Cruzes e também atuou como supervisor de ensino.
No ensino superior, o homenageado ocupou funções de professor, coordenador de curso e gestor em instituições como a Universidade Braz Cubas, Faculdade de Arujá, Anhanguera, Itaquá, CIFE, CEVAP, entre outras.