Em plenos anos 1990, no alto do grunge, a logomania atacou as araras e as ruas! Porém, logo depois, chegou com uma força ainda maior nos movimentos contra o consumo desenfreado. Totalmente contraditório! Moral da história? Usar logomarcas nos visús ultrapassou o cafona e pegava mal. Fazendo um parêntese, podemos ver como a atual fase que o mundo vive está diretamente ligada à moda!
Mas de uns anos para cá a logomania vem ensaiado a sua volta, encabeçada, principalmente, pela dupla Carol Lim e Humberto Leon, da Kenzo. As logos estão estampadas em tudo que é peça: da casacos, parkas, blusa, saias, acessórios, sapatos, bolsas, vestidos, moletom à calça. Confesso que não é em tudo que eu gosto, mas sempre damos um jeitinho para adaptar ao nosso estilo e acabamos aderindo à tendência.
Mas vamos combinar que a contradição não ficou só nos anos 1990, ela permanece, afinal, vivemos em tempos em que muitos buscam por uma moda com um aspecto mais clean, do famoso normcore à pura ostentação. Mas desta vez temos um aliado que permite os dois jeitos: a democracia! Portanto, viva essa liberdade quanto à moda!