Uma denúncia de que haveria máquinas do tipo caça-níquel em um comércio na rua José Rodrigues Júnior, no Jardim Gardênia Azul, levou a Polícia Militar a descobrir vários pássaros silvestres no estabelecimento e também em uma casa ao lado, na manhã de ontem.
O cabo Fábio, da 4ª Companhia do 32º Batalhão da PM, afirmou que ao chegarem no local, ele e o seu parceiro, o soldado Machado, constataram que havia diversas aves expostas em frente ao comércio e, no interior do imóvel, seis máquinas de jogos de azar. "Questionamos o proprietário do estabelecimento e ele nos informou que os equipamentos não eram dele. Aí se apresentou um rapaz, confirmando que o maquinário lhe pertencia. Uma outra pessoa também foi detida", comentou o policial militar.
 De acordo com o cabo Washington, que é policial militar ambiental, no estabelecimento comercial foram encontrados 22 pássaros silvestres, além das máquinas caça-níqueis, enquanto que na residência ao lado, ele e o soldado Veloso contabilizaram dez aves. "Destes 32 pássaros havia cinco exemplares de espécies em extinção. O proprietário está sujeito à multa de R$ 5 mil e, na reincidência do crime, este valor pode chegar a até R$ 15 mil", estimou o policial ambiental Washington.
A Polícia Ambiental informou ainda que os pássaros passarão por um período de adaptação, em cativeiro, até serem libertados no Parque Ecológico do Tietê.