O deputado estadual André do Prado, presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), pode compor a chapa majoritária ao Governo do Estado nas eleições de 2026. A informação é do presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, em evento da legenda em Suzano, neste domingo (14) . Segundo ele, Prado pode disputar como governador ou vice-governador, de acordo com as negociações políticas no Estado e se o governador Tarcísio de Freitas, que deve apoiar Flávio Bolsonaro à Presidência, tentará ou não a reeleição.  

O evento de confraternização foi promovido pelo PL Suzano na Associação Cultural Suzanense, em Suzano. Na ocasião, o presidente nacional e outras lideranças do partido também confirmaram o nome do ex-prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, como pré-candidato a deputado estadual pelo PL. Costa Neto ainda afirmou que gostaria de lançar o prefeito de Itaquaquecetuba, Eduardo Boigues, como deputado, e que apoiará o vereador Francimário Vieira, o Farofa, presidente da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, como candidato a deputado federal.

O encontro reuniu autoridades do PL de Suzano e do comando estadual do partido. Valdemar Costa Neto destacou a força do partido no Estado e na região, que está à frente das Prefeituras de Suzano, Mogi, Biritiba Mirim, Guararema e Itaquá: “Nós temos o maior partido de São Paulo. Temos a maior bancada de deputados estaduais. Vamos eleger uns 25 deputados estaduais com certeza. Temos a maior bancada de deputados federais. Vamos ter que ter preferência, tem que sentar com a gente para resolver como vai ficar o Governo do Estado de São Paulo. Não tem dúvida disso. Isso vai ser muito bom para a nossa região. Você vai no interior de São Paulo, é uma maravilha, porque os políticos eram de lá, e agora chegou a nossa vez", disse.

Valdemar Costa Neto afirmou ainda que o partido pretende cobrar maior protagonismo regional: “Vão ter que ouvir a gente para resolver o Governo do Estado de São Paulo. A nossa região sempre foi abandonada. Os políticos fortes em São Paulo eram todos do interior. Hoje os políticos fortes estão aqui na Zona Leste e vamos cobrar e fazer com que a gente tenha oportunidade através do André para a gente chegar no Governo do Estado. Vamos construir isso de uma maneira ou de outra, porque hoje temos o maior partido do Brasil, o maior tempo de televisão e a maior verba de campanha também.”

O presidente do PL também comentou uma eventual candidatura do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, ao governo paulista: “Acredito que o Geraldo perde para o Estado. Apesar de que ele é um camarada decente, preparado". 

Ashiuchi foi apontado como principal aposta regional. “Nós vamos ter muitos candidatos aqui. O nome mais forte na região é o Ashiuchi para estadual. Vamos ter federal, o Márcio (Alvino), vamos ter outros candidatos. O Boigues deve sair em Itaquaquecetuba. Eu gostaria muito que ele saísse. Se ele não quiser, eu continuo agradando ele do mesmo jeito", contou o presidente nacional do PL.  

No evento, André do Prado ressaltou o fortalecimento da articulação política no Estado e manifestou apoio a Rodrigo Ashiuchi. “O Rodrigo vai ser um dos deputados mais votados. Pode contar com nosso apoio total”, afirmou.

Caso não companha a chapa do governo do Estado, Prado deve concorrer à reeleição como deputado estadual. “Não tem demérito nenhum. É um orgulho e honra. No ano que vem, o governador vai estar em Suzano para anunciar uma obra de R$ 1 bilhão, que é o complexo viário aqui da região, fora as Linhas 11, 12 e 13 (da CPTM), a Fatec, duas alças de acesso em Itaquaquecetuba, o Hospital da Mulher em Suzano, trem até César”, disse o deputado. 

Pedágios 

Sobre os pedágios, Prado afirmou: “Quando o governador lançou, tinha que ter um movimento muito forte no mandato anterior, não houve manifestação. O que eu quero fazer é lutar, buscar mais isenções para as pessoas que moram limítrofes aos pedágios, cidade de Mogi das Cruzes, Arujá, e depois buscar aquela obra importantíssima para Mogi, que é o anel viário da cidade, em torno de R$ 500 milhões, tentarmos incluir essa obra no contrato. Esse é o debate que temos que fazer no momento.”

Eleições 

Rodrigo Ashiuchi afirmou que está motivado para disputar as eleições como deputado: “Ainda tem a questão das convenções, e ano que vem tudo se resolve, mas, claro, coloco meu nome à disposição para ajudar na Alesp, e o que eles falarem, eu sou um soldado do PL.”

Hoje, como secretário de Meio Ambiente na capital, Ashiuchi agradeceu ao apoio do prefeito Ricardo Nunes, e destacou ações da pasta. “Estamos desenvolvendo um trabalho muito bacana. São Paulo foi o primeiro lugar no ranking Município VerdeAzul. Tivemos grandes avanços nos parques, ônibus e veículos a biometâno. Aqui em Suzano tivemos uma história muito bacana durante oito anos e da gente poder caminhar com eles", contou. "São Paulo merece, por meritocracia, por tudo que representa, ter o PL numa chapa majoritária”, disse.

O deputado federal Marcio Alvino destacou durante o evento o aumento da representatividade na política do Alto Tietê e elogiou Prado e o governo de Pedro Ishi em Suzano. "Estamos torcendo que ele (Prado) não seja candidato a deputado estadual, mas que seja candidato a vice-governador ou a candidato do Estado. Essa é a nossa torcida", disse. 

Farofa

Sobre o vereador Farofa, Costa Neto declarou: “O Farofa foi um excelente presidente da Câmara, é um excelente vereador. Vamos fazer de tudo para ele se eleger. O que depender do partido, vamos estar juntos. Vai dobrar com todos os estaduais que nós temos. Não estamos fazendo restrição com ninguém.”

PL Suzano

O evento foi organizado pelo PL Suzano, presidido por Larissa Ashiuchi, ex-primeira dama de Suzano e ex-presidente do Fundo Social da cidade. Ela destacou que o partido pretende ampliar a representatividade feminina nas próximas eleições. "Mulher pode estar onde ela quiser, então a gente fortalece o empoderamento, a gente mostra que a gente tem voz, sempre com muita responsabilidade, sempre mostrando que a gente trabalha lado a lado com os homens", disse Larissa. "A gente quer cada vez que as mulheres não tenham medo, que mostrem a sua voz, que podem sim ter representatividade, que elas podem falar de política, que nós sabemos falar de política, e é o que a gente busca cada vez mais, em busca dos nossos direitos, a gente precisa ter a nossa união, é isso que a gente vem trabalhando", complementou. 

Também participaram do encontro o vice-presidente do PL; Artur Takayama, presidente da Câmara de Suzano; vereadores e secretários municipais. De Mogi das Cruzes, estiveram presentes os vereadores Vitor Emori e Juliano Botelho, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Sadao Sakai, e a presidente do PL Mulher Mogi, Dana Costa, além do prefeito de Suzano, Pedro Ishi, e da primeira-dama, Débora Raffoul Ishi.