A campanha da vacinação contra a gripe foi ampliada pelo Governo do Estado na semana passada para todas as pessoas a partir de 6 meses de idade. Em uma grande ação no último sábado (26), Mogi das Cruzes vacinou, pelo sistema drive-trhu, mais de 2.500 doses. A imunização segue nas unidades de saúde da cidade durante a semana, inclusive algumas delas com horários ampliados. Em outros municípios, também os postos contam com doses disponíveis, o que deve ampliar a cobertura vacinal.
Desde março, quando a campanha começou até a última sexta-feira (23), Mogi havia aplicado 59.048 doses, representando cerca de 35% dos grupos prioritários iniciais, que incluem gestantes, crianças e idosos. No Estado, de forma geral, a cobertura até o dia 15 de maio era ainda menor, em torno de 24%. Percentuais bem distantes da meta federal de 90% dos grupos prioritários.
A vacinação sempre será a melhor forma de prevenção contra os mais diferentes. Neste sentido, o material divulgado pelo Estado traz um importante alento, apontando aumento na cobertura de vacinas do calendário básico, como BCG, aplicada nos bebês contra a tuberculose, ou contra o rotavírus e contra sarampo, caxumba e rubéola, com índices de cobertura acima de 90%. Resultados animadores diante da baixa adesão à vacinação que cresceu nos últimos anos, que seja uma tendência otimista e voltemos às altas taxas de vacinação de outros tempos.
Promover a saúde, prevenir doenças é fundamental para a qualidade de vida da população, com impactos positivos também no futuro mais longevo e saudável. Um cuidado que deve começar na infância, usufruindo do Programa Nacional de Imunização, gratuito e com grande variedade de imunizantes, uma referência para outros países.
Temos muitos desafios no serviço público, mas é preciso reconhecer e valorizar o que tem bom funcionamento e atende uma demanda necessária com efetividade, no que pode ser incluído o serviço de vacinação, amplamente disponível, de forma gratuita, garantindo a proteção contra diversas doenças. É preciso que cada um faça sua parte, e colabore para o bem-estar e a saúde coletiva.