A reunião do programa A Cidade é Aqui foi realizada na Vila Moraes na noite de terça-feira passada. Durante mais de duas horas e meia, o prefeito Marcus Melo (PSDB) conversou com os moradores, fez um balanço da gestão, apresentou novidades para o bairro e ouviu demandas da população, ao lado de secretários municipais e vereadores. O encontro aconteceu na escola municipal Professora Marlene Muniz Schimidt.
"Temos feito estas reuniões para que possamos ouvir a população e entender as demandas e os pedidos de forma bem transparente. A prefeitura tem realizado muitas ações em todas as áreas e esta participação dos moradores é importante para que possamos avançar ainda mais", destacou o prefeito aos moradores, que lotaram o espaço destinado à reunião.
A Vila Moraes está recebendo uma nova creche, que terá capacidade para atender 195 alunos e deverá ser entregue no ano que vem. A unidade trará dez inovações na questão da sustentabilidade, como placas voltaicas, muro verde, iluminação e ventilação natural e sistema de reúso da água pluvial.
O Semae está construindo uma estação de bombeamento no reservatório da Vila Natal, que enviará água para o novo reservatório da Vila Pomar, por meio de uma adutora de cinco quilômetros, também em fase de implantação. As estruturas integram o futuro Centro de Reservação Vila Moraes, um sistema de água tratada para abastecimento que atenderá uma região, incluindo a Vila Moraes, onde vivem 68 mil pessoas. O investimento total será de R$ 14,3 milhões. "Estamos trazendo a água da estação de tratamento do centro para o reservatório que vai abastecer a Vila Moraes e a Fazenda Cuiabá", adiantou o prefeito.
Na área de segurança, o bairro é atendido pela Guarda Municipal e tem a ação da Patrulha Rural, que percorre as estradas vicinais, faz contato com os moradores e auxilia no trabalho de segurança e de fiscalização de ocupações irregulares, e a Ronda Escolar, que trabalha no auxílio à segurança nas escolas municipais do bairro. A prefeitura realiza um intenso trabalho de fiscalização sobre a ocupação de áreas irregulares e de proteção ambiental.
Na Saúde, o bairro é equipado com uma Unidade Básica de Saúde (UBS), que é a porta de entrada para o atendimento médico no serviço público de Mogi das Cruzes e referência de atendimento para moradores da região. Recentemente, o Posto de Saúde da Vila Moraes passou por obras de revitalização, com serviços de manutenção, reparos necessários e pintura. A unidade oferece consultas nas áreas de clínica geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia, além de atendimento em odontologia, procedimentos de enfermagem e vacinação.
Após a apresentação das ações, Melo conversou com os moradores, que puderam fazer sugestões e solicitações. Foram apresentadas demandas em áreas como regularização fundiária, saneamento básico, manutenção de ruas e transportes, além de pedidos de melhorias na rodovia Mogi-Bertioga, como iluminação. Todos os pedidos foram encaminhados aos respectivos secretários, que estavam presentes e conversaram com as pessoas.
Também participaram da reunião do programa A Cidade é Aqui os vereadores Antonio Lino (PSD), Fernanda Moreno (PV) e José Francimário Vieira de Macedo (PL), o Farofa.