A retomada da parceria entre o Mogi Basquete e a Prefeitura de Mogi das Cruzes foi anunciada na manhã desta sexta-feira (1°/8). Agora sob o comando da empresa All Sports, o time também conta com o suporte da administração municipal na gestão e fortalecimento de projetos sociais e de iniciação esportiva na cidade. As novidades foram anunciadas durante coletiva de imprensa no Ginásio Municipal Professor Hugo Ramos, o Hugão.
A data também marca a estreia do Mogi Basquete no Campeonato Paulista da Divisão Especial Masculina. Nesta sexta, às 20h, a equipe enfrenta a Liga Sorocabana de Basquete (LSB), no Hugão. A entrada é gratuita — com retirada de ingressos pelo site mogibasquete.eleventickets.com — e o time convida o público a levar 1kg de alimento não perecível e contribuir com famílias atendidas pelo Instituto Sopa, Abrac Mogi e Instituto Transforma.
A All Sports assume a gestão após o time anunciar na última quinta-feira (31) que encerrou, em comum acordo, o contrato de patrocínio com a Desk Manager. Com isso, o clube começa a temporada 2025/26 sob novo modelo de administração, baseado na Sociedade Anônima do Basquete (SAB). Outra mudança, ainda não anunciada oficialmente, é o novo presidente. O cargo deve ser assumido por Valterli Martinez — presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Mogi.
Os novos gestores apresentaram reformas estruturais realizadas no local, como intervenções na quadra e no teto. Segundo eles, foram resolvidos problemas antigos de goteiras com o objetivo de melhorar as condições do equipamento para abrigar a torcida mogiana e os jogadores com mais conforto e segurança.
Para Victor Sarro, sócio da All Sports, o apoio do poder público e da população neste processo é fundamental para manter um time forte e competitivo. Ele avaliou que, em comparação a outros times, o Mogi Basquete está atrasado e a nova gestão está comprometida a buscar novos investidores e trabalhar com transparência e prestação de contas.
O secretário municipal de Esportes e Lazer, Fred Abib, afirmou que o momento marca o início de uma nova fase para o esporte na cidade. "Mogi volta a respirar esporte, em todas as vertentes, em toda a cidade. O basquete, que é nossa paixão mogiana, vai voltar forte", declarou. Segundo ele, outras modalidades esportivas também estão sendo reativadas no município e, com a parceria, o objetivo é promover projetos sociais envolvendo a iniciação esportiva para fortalecer e criar novos núcleos esportivos em Mogi, incentivando a formação das crianças, adolescentes e até mesmo novos atletas.
A prefeita Mara Bertaiolli explicou que o suporte da administração municipal ao time não será necessariamente financeiro, mas sim oferendo o apoio necessário na gestão e estrutura para garantir o fortalecimento da modalidade. Ela destacou ainda a importância do esporte para transformar a realidade de jovens e crianças, reforçando o compromisso com a inclusão de projetos de iniciação esportiva nas escolas da rede municipal.
"Como prefeita, estou muito orgulhosa porque vamos voltar a levar o nome de Mogi para os maiores lugares. E é importante lembrar que o time não vai trabalhar só aqui na quadra, vamos voltar a fazer o trabalho social onde os jogadores vão ser referências para as nossas crianças nas escolas municipais", afirmou a prefeita.
Presenças
O evento contou com representantes do Mogi Basquete, como o coordenador técnico Jorge Guerra, o técnico Fernando Penna, Jorge Guerra (Guerrinha); Paulo Henrique (Paulinho), e Victor Sarro, ambos sócios da All Sports. Também estiveram presentes o vice-prefeito Teo Cusatis; o secretário municipal de Esportes e Lazer, Fred Abib e o secretário municipal adjunto de Esportes e Lazer, Guilherme Filipin; o vereador e presidente da Câmara de Mogi, Francimário Vieira, o Farofa; o conselheiro do Tribunal de Contas de São Paulo, Marco Bertaiolli; o presidente da Federação Paulista de Basquete (FPB), Enio Corrêa, e o diretor técnico do Novo Basquete Brasil (NBB), Lula Ferreira.
*Texto supervisionado pelo editor.