A atleta mogiana Letícia Mei Yazawa, que completa 15 anos neste sábado (9), foi campeã na modalidade poomsae no 55º Brasilian Taekwondo Festival – Brazil Games, realizado no último fim de semana no Parque Ibirapuera, na capital. A atleta da academia Taekwondo Yamashita superou três adversárias, incluindo uma argentina, e está classificada para o Campeonato Brasileiro. Ela sonha em representar o país nas Olimpíadas.

A competição do fim de semana foi uma grande oportunidade, segundo Letícia. “Competi com pessoas de outras cidades e até de outros países. Foi uma experiência incrível estar ao lado de tantos talentos e sentir aquela energia”, disse a jovem. Na modalidade poomsae, o atleta executa sequências técnicas simulando ataques e defesas.

Integrante da Seleção Paulista, Letícia garantiu vaga no Campeonato Brasileiro, previsto para setembro, após bons resultados na Copa São Paulo e no Grand Slam SP. O foco principal, porém, segundo a atleta, está no exame de faixa preta, previsto para os próximos meses, que deve abrir um leque para disputas internacionais. “Minhas metas são virar faixa preta, entrar para a Seleção Brasileira e ir para o Mundial, que acontece em 2026”, destacou a jovem, que conta com apoio da família, especialmente da mãe, Marina Lika Yazawa.

A modalidade favorita de Leticia é o taekwondo freestyle. “A gente cria uma coreografia com requisitos obrigatórios, como chutes múltiplos, giros e acrobacias”, explica. A modalidade está cotada para entrar na seleção de esportes nos Jogos Olímpicos de 2028, em Los Angeles, nos Estados Unidos. "A minha meta é poder representar não só Mogi, mas o Brasil na competição. Vou dar o meu máximo", conta. 

Rotina e legado


Leticia mantém uma rotina intensa de treinos de taekwondo em cinco dias da semana, além de práticas de acrobacias e fortalecimento muscular. Fora do tatame, ela estuda japonês, faz cursinho preparatório para a Etec e tem o acompanhamento de um psicólogo. 

A atleta treina na academia Taekwondo Yamashita, em Mogi, com o mestre Marcelo Yamashita. Incentivada pela família, começou aos 10 anos, após se dedicar à ginástica artística. “Na minha família temos vários atletas: meu tio, meu padrinho, meus pais fizeram judô. É um legado da família. Me sinto muito lisonjeada. O esporte tem sido um privilégio na minha vida”, destacou. 

Para manter a rotina de competições, a atleta e sua família contam com a colaboração de apoiadores. “Estamos em busca de apoio. São gastos elevados. Conseguimos alguns colaboradores e muitas visualizações no perfil da Leticia (@mei.yazawa), mas, para um campeonato de nível nacional ou internacional, ainda é difícil”, comenta a mãe da atleta. 

Os interessados em colaborar com os recursos que a atleta precisa para cobrir despesas com inscrições, transporte, hospedagem e materiais podem entrar em contato pelo telefone (11) 99500-1287.