A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Assistência Social, promoverá de 18 a 22 de agosto uma série de capacitações voltadas à redução da pegada de carbono, que serão realizadas nas cinco unidades do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

As atividades abordarão três eixos principais: alimentação, transporte e consumo de energia, com orientações sobre compostagem caseira, planejamento de compras para evitar desperdício, preferência por alimentos locais e da estação, uso de transporte coletivo, redução no consumo de carne, escolha de produtos com menos embalagens, reutilização e reciclagem de materiais, troca de lâmpadas por modelos mais eficientes e economia de energia.

“Ao levar o tema para os CRAS, conseguimos aproximar a sustentabilidade do dia a dia das famílias, mostrando que pequenas mudanças de hábito podem ter um grande impacto no meio ambiente”, destacou a secretária de Meio Ambiente, Yasmim Zampieri.

A agenda prevê encontros na próxima segunda (18), às 10h, no Morro Branco (avenida Ítalo Adami, 2.023), na terça (19), às 9h, no Paineira (rua Serra dos Carajás, 570), na quarta (20), às 10h, no Recanto Mônica (rua Gov. Ademar Pereira Barros, 222), na quinta (21), às 10h, no Caiuby (rua Ribeirão Preto, 9) e na sexta (22), às 10h30, no Quinta da Boa Vista (estrada de São Bento, 1.691). 

Os encontros serão ministrados pela equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente com duração de 30 minutos a 1 hora, variando conforme a participação do público. Não há limite de vagas ou necessidade de inscrição prévia. Embora o público-alvo seja frequentadores dos CRAS, qualquer interessado pode participar.

O prefeito Eduardo Boigues reforçou que a ação integra as políticas públicas da cidade. “Itaquá tem avançado na promoção de práticas sustentáveis e queremos que a população seja protagonista nessa transformação.”