A Câmara de Mogi das Cruzes aprovou, em sessão ordinária nesta terça-feira (19), o Projeto de Lei n.º 145/2025, que ratifica o termo de adesão entre a Prefeitura e a União, por meio do Ministério da Cultura, para o recebimento de R$ 11.352.955,36 de recursos provenientes da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura. De autoria da prefeita Mara Bertaiolli (PL), a propositura visa promover o fomento contínuo às mais diversas manifestações culturais no território nacional.
O montante destinado a Mogi das Cruzes, através da Aldir Blanc, será repassado em parcelas ao longo de quatro ciclos, com vigência até 31 de dezembro de 2029. A operacionalização do repasse se dará por meio da assinatura do Termo de Adesão e do cadastramento do Plano de Ação na plataforma Transferegov, instrumentos que definirão as obrigações e metas a serem cumpridas pela cidade.
O município deve adotar as providências necessárias à execução do referido Termo de Adesão, inclusive firmar termos aditivos que tenham por objeto eventuais ajustes, adequações e/ou prorrogações direcionadas à consecução de suas finalidades.
Imigração taiwanesa
Os vereadores aprovaram ainda uma moção de aplausos e congratulações em comemoração aos 70 anos da imigração taiwanesa no Brasil. A iniciativa, proposta pelo vereador Pedro Komura (União Brasil), destaca a contribuição da comunidade para o desenvolvimento social, econômico e cultural do país, com ênfase no papel de Mogi como um dos principais polos da cultura.
A imigração de Taiwan para o Brasil ganhou força a partir da década de 1960, quando muitas famílias, em sua maioria agricultores da região de Kaohsiung, buscaram no país melhores condições de vida e novas oportunidades. Com dedicação e espírito empreendedor, os imigrantes se destacaram principalmente na agricultura, na produção de hortaliças e na introdução da cultura de cogumelos, especialmente na região do Alto Tietê.
Homenagem
Destaque também para a Moção n.º 137/2025, com "Votos de aplausos e congratulações" ao pastor Alexandre Grego, em reconhecimento à sua trajetória pastoral, contribuição social, atuação cultural e impacto na comunidade mogiana e na sociedade brasileira. A homenagem é de autoria do vereador Mauro Araújo (MDB), que destacou o trabalho do pastor Alexandre Grego à frente do Ministério Apostólico Koinonia, em Mogi, bem como sua atuação como fundador da Editora K. Ele é autor dos livros Somos Flechas e Não Existe Família Perfeita, Existe Família Feliz.
Pesar
A Câmara aprovou também a Moção n.º 136/2025, com "Votos de Pesar" à família do professor Alberto Borges dos Santos, conhecido como "Bugrão", que faleceu no dia 10 de agosto de 2025, aos 88 anos. A homenagem póstuma é uma iniciativa do vereador Otto Rezende (PSD). Santos foi professor na antiga Escola Estadual Coronel Almeida e na Universidade Braz Cubas (UBC), além de proprietário do tradicional Colégio Policursos por mais de quatro décadas, de 1967 a 2010. O texto aprovado também manifesta condolências à família enlutada, em especial ao filho Carlos José Mayer dos Santos, atual prefeito de Silvânia (GO).