Prestes de completar 167 anos de existência, no dia 1 de setembro, o Mercado Municipal de Mogi das Cruzes está passando por serviços de melhorias. Na última sexta-feira (15), foram realizados serviços de manutenção de 40 exaustores instalados no centro de compras. A medida tem por objetivo assegurar melhor ventilação e conforto térmico para comerciantes, trabalhadores e frequentadores do espaço. O serviço contempla a substituição de peças desgastadas, limpeza técnica e ajustes necessários para o pleno funcionamento dos exaustores, garantindo a durabilidade do sistema e prevenindo futuros problemas.
Embora seja um serviço pontual, o secretário municipal de Agricultura e Segurança Alimentar,Renato Abdo reforça que a intervenção foi necessária diante de falhas em diversos equipamentos, que comprometiam a circulação de ar no ambiente. Dessa forma, segundo ele, será possível proporcionar aos permissionários um ambiente de trabalho mais saudável e seguro, especialmente em períodos de maior movimentação, preservando a qualidade do ar e garantindo bem-estar para todos.
“O Mercado Municipal é um dos principais pontos de encontro da cidade, recebendo diariamente um grande fluxo de pessoas. Manter a ventilação em perfeito funcionamento é essencial para oferecer conforto e segurança a quem trabalha e a quem visita o espaço”, afirmou Renato Abdo, informando que, em breve, o espaço terá novas e mais câmeras de monitoramento.
História
O Mercado Municipal de Mogi das Cruzes foi fundado em 1858, portanto tem aproximadamente 167 anos de existência até 2025.
Embora o prédio atual tenha 60 anos, a origem do mercado, tanto como instituição quanto como espaço de comércio central, tem sua história atrelada à de Mogi, com mais de um século e meio.