A EDP, distribuidora de energia elétrica que atende mais de 2.2 milhões de clientes no Estado de São Paulo, nas regiões de Guarulhos, Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte, apresentou nesta quarta-feira (1) seu plano de enfrentamento à severidade climática, com o lançamento do Plano Verão 25/26. Destaque para os investimentos de cerca de R$ 750 milhões neste ano dedicados à ampliação da infraestrutura energética, digitalização do sistema elétrico e reforço das equipes técnicas.
O evento de oficialização do Plano Verão aconteceu, em São José dos Campos, onde está localizado o Centro de Operação Integrado (COI) da EDP SP, e contou com a presença do diretor-presidente de distribuição da EDP, Dyogenes Rosi, diretor da EDP em São Paulo, Marcos Campos, colaboradores da companhia, além de autoridades públicas e do Climatempo.
Aprimorado a cada ano, o Plano Verão da EDP tem como base o histórico do setor elétrico nacional e as melhores práticas utilizadas no enfrentamento das mais diversas contingências vividas ao longo dos últimos anos pela empresa na área de concessão em São Paulo, como a tragédia em São Sebastião, em fevereiro de 2023, em Monteiro Lobato, em março de 2024, além dos ciclones extras tropicais de 2025.
“Estamos vivendo em um novo cenário climático, com eventos cada vez mais extremos e frequentes, alterando à vida da população nas mais diversas dimensões, incluindo no serviço de energia elétrica. Sabemos que as redes de energia são fortemente afetadas nestas situações e para mitigar os impactos do clima, nossa estratégia é atuar de forma antecipada e em sinergia com o poder público, ampliando a resiliência das cidades de nossa atuação. A EDP tem se comprometido e executado recordes de aportes fundamentados em planejamento estratégico, tornando seu sistema mais robusto, inteligente e automatizado, o que contribui para uma gestão operacional mais eficiente e segura”, afirma Dyogenes Rosi, diretor-presidente de distribuição da EDP.
Investimentos estruturantes
Em 2025, o investimento da EDP na área de concessão em São Paulo é de cerca de R$ 750 milhões. Este aporte faz parte da estratégia da companhia em investir cerca de R$ 5 bilhões até 2030, um crescimento de 40% na comparação com o montante realizado entre 2019 e 2024.
Atualmente, a EDP soma 85 subestações em toda a sua área atuação, o que garante confiabilidade e qualidade no atendimento à população. Visando ampliar a capacidade do atendimento nas cidades para os próximos anos, de acordo com o plano diretor dos municípios, a companhia tem investido na construção de novas instalações.
No Alto Tietê, a recém-inaugurada subestação Vila Santa Margarida faz parte do complexo de ampliação de 38% da capacidade energética de Ferraz de Vasconcelos. Ainda neste Verão será energizada também na cidade, a subestação Parque Dourado. O complexo que tem o aporte de R$ 31 milhões e permitirá maior segurança energética, contribuindo diretamente para o desenvolvimento econômico da localidade nos próximos anos.
Em Mogi das Cruzes também será energizada durante o período do Verão, a subestação Tietê, com investimento de R$ 24,5 milhões, que ampliará em 10% a capacidade energética da cidade, beneficiando diretamente 76 mil clientes na região central e no distrito de Brás Cubas.
Tecnologia e digitalização
A tecnologia do Centro de Operação Integrado (COI) da EDP é fundamental para a gestão do sistema elétrico que abastece os 28 municípios, garantindo a continuidade do serviço e a redução do impacto aos clientes em possíveis ocorrências, como no caso de tempestades, com fortes ventos e chuvas. O uso da inteligência artificial e automatização permite que sejam realizadas manobras de carga de forma remota e instantânea.
Além disso, a digitalização da rede elétrica garante a capilaridade desta tecnologia. Atualmente, mais de 80% dos clientes da EDP em toda a sua área de concessão são beneficiados com equipamentos de religação automática do sistema (self-healing). Essa tecnologia é imprescindível para religar e seccionar, instantaneamente, trechos da rede com defeito, como o caso de queda de árvores sobre a fiação, isolando o local da ocorrência e, assim, reduzindo significativamente o impacto na região. São mais de 3 mil religadores automáticos em funcionamento.
O planejamento da companhia focado em digitalização também entende a necessidade de levar rede elétrica segura e com qualidade para todos os clientes da área de atuação. Para isso, atua com implantação de redes inteligentes, em localidades de complexidade social. O sistema permite monitoramento em tempo real e de forma remota, garantindo mais agilidade e assertividade no atendimento à população. Neste ano, a EDP contemplou cerca de 26 mil famílias com esta iniciativa.
Resiliência e reforço operacional
A companhia atua fortemente para garantir um sistema de energia mais resiliente e robusto à frente dos eventos climáticos cada vez mais severo. Para isso, também neste ano investiu na expansão de sua rede protegida, como parte essencial de preparo para o período chuvoso, mais crítico ao setor elétrico. Até o momento, foram instaladas cerca de 300 km de redes protegidas, em substituição ao cabeamento comum, modernizados mais de 16.600 equipamentos, como cruzetas, para-raios, espaçadores, e substituídos mais de 840 postes.
Em situações de eventos climáticos severos, com chuvas e ventos, a vegetação torna-se grande causa de interrupção do fornecimento de energia, com queda de galhos sobre as redes. Por conta disso, a EDP também atua intensamente com trabalho preventivo de poda de árvores sobre a fiação e equipamentos. Durante o ano foram realizadas mais de 188 mil podas nas cidades da área de concessão, visando minimizar este impacto. O trabalho é realizado por equipes especializadas e seguem critérios de meio ambiente. Além disso, a parceria entre EDP e prefeituras é muito eficaz e garante mais segurança à população e ao serviço de fornecimento de energia.
O planejamento operacional da EDP conta com o direcionamento da previsão climática, com parcerias especializadas. A partir disso, é possível antecipar e provisionar suas equipes técnicas de forma mais eficaz. Para o enfrentamento dos eventos climáticos, a companhia ampliou seu quadro de equipes que atuam nas ocorrências em campo. Os profissionais são multidisciplinares, o que permite melhor resposta nos atendimentos e, em caso de necessidade, é realizada a migração de técnicos de outras regionais para áreas com maior impacto.
Além disso, a EDP atua em parceria com prefeituras e órgãos como Defesa Civil e Corpo de Bombeiros para o melhor planejamento e execução de serviços preventivos e emergenciais. E em momentos de elevação do nível de criticidade da operação, o trabalho é realizado a partir de um plano de priorização no atendimento a ocorrências que envolvam hospitais, postos de saúde, unidades de segurança pública e serviços essenciais, como escolas, creches, asilos e casos que possam oferecer risco à vida, além dos clientes cadastrados como dependentes de equipamento elétrico para a sobrevivência. Para isso, são estabelecidos níveis diferentes de criticidade que permitem uma mobilização conforme a necessidade.
Com relação aos canais de relacionamento com o cliente, atualmente, 85% dos atendimentos da Companhia são realizados pelos canais virtuais, site www.edp.com.br e aplicativo EDP Online. Porém, em momentos de grande volume de ocorrências, os clientes buscam também o Whatsapp, pelo 11 93465 2888 ou pelo Call Center, pelo 0800 721 0123, para registrar as suas demandas e, por isso, durante o Plano Verão, a Companhia reforça o efetivo de atendentes em 23%.