Na sessão ordinária desta quarta-feira (24), a Câmara de Mogi das Cruzes aprovou o Projeto de Resolução nº. 11/2025, que institui uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) com o objetivo de promover ações e políticas que favoreçam o desenvolvimento tecnológico e a inovação na cidade. O autor da propositura é o vereador Johnny da Inclusão (Avante).
A comissão será composta por três membros e terá um prazo de 180 dias para realizar seus trabalhos, contados a partir da publicação da resolução. Na justificativa do projeto, Johnny da Inclusão (Avante) destacou a importância de a Câmara Municipal se envolver na discussão e no fomento de iniciativas inovadoras, considerando o potencial de Mogi das Cruzes na área tecnológica.
"A presente proposta visa possibilitar, por meio da Comissão Especial de Vereadores, a criação de um espaço de discussão e união de esforços em prol do tema, cuja relevância e necessidade são de clareza inequívoca", disse o vereador.
Homenagens
Os vereadores aprovaram ainda o Projeto de Decreto Legislativo nº. 40/2025, de autoria da totalidade dos vereadores da Casa de Leis, que visa prestar uma homenagem à FEMSA Coca-Cola, que atua há mais de 50 anos no município. A justificativa do projeto ressalta a trajetória da empresa, marcada por pioneirismo, inovação tecnológica e geração de empregos. O texto aprovado destaca a importância da FEMSA Coca-Cola para o desenvolvimento de Mogi.
A empresa, inicialmente conhecida como SPAL, instalou sua unidade em Mogi das Cruzes em 1974, após articulação do então prefeito Waldemar Costa Filho e aprovação de projeto de lei pela Câmara Municipal. Ao longo dos anos, a fábrica se tornou uma das maiores do Brasil na produção de refrigerantes, sendo pioneira na introdução das garrafas plásticas retornáveis (REFPET).
Embora tenha encerrado a produção de refrigerantes em 1996, a FEMSA Coca-Cola retomou suas operações em Mogi das Cruzes em 1998, com o envase de água mineral Crystal. Em 2025, a empresa anunciou um investimento superior a R$ 618 milhões para a retomada da produção de refrigerantes no município, tornando-se a primeira fábrica da Coca-Cola FEMSA no Brasil a reunir, em um mesmo parque industrial, a produção de refrigerantes e água mineral.
Destaque também para o Requerimento nº. 120/2025, com “Votos de Aplausos e Congratulações” aos 43 anos do “Clube de Carros Antigos”. A homenagem é de autoria do vereador Mauro de Assis Margarido (PRD).
Com cerca de 300 associados, o “Clube de Carros Antigos de Mogi das Cruzes” foi fundado em 19 de setembro de 1982 por Roberto Tosatti Filho e um grupo de amigos apaixonados por carros antigos. A agremiação se consolidou ao longo dos anos, tornando-se oficial em 2006 e sendo credenciada pela SENATRAN (Secretaria Nacional de Trânsito) desde 2007. Atualmente, o clube é administrado por um conselho liderado pelo presidente Francisco Codina.