Uma operação policial realizada na última sexta-feira (9), com o apoio da EDP, distribuidora elétrica do Alto Tietê, flagrou a prática de fraude de energia em uma loja de calçados, localizada no centro de Mogi das Cruzes.
No estabelecimento, os técnicos da EDP identificaram ligação direta de energia para o local e houve perícia policial posteior. O proprietário deve responder pelo crime de furto, previsto no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro.
Além do processo criminal, o proprietário terá que arcar com a cobrança da energia não faturada durante o período da irregularidade, conforme regra da Resolução da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).
Combate às práticas ilegais
A EDP segue investindo esforços em operações antifraude em toda sua área de concessão. A concessionária utiliza, por exemplo, recursos de inteligência artificial baseada em algoritmos para refinar a busca por práticas de roubo de energia, além de soluções de blindagem mecânica para instalações de grandes cargas que fraudam energia.
Os trabalhos acontecem em parceria com órgãos públicos, como a Polícia Civil e Militar. As ligações clandestinas trazem não só prejuízo financeiro como também altos riscos à segurança para quem pratica e para a população do entorno, que pode sofrer com a falta ou intermitência do fornecimento dentro de casa ou na rua.
De acordo com as normas da Aneel, a composição do valor da tarifa de energia também leva em conta as perdas elétricas. Desta forma, o custo da energia usada irregularmente pelas pessoas que cometem esse crime é parcialmente repassado a todos os usuários da rede.
A EDP orienta que a população contribua, denunciando as ligações irregulares pelos seguintes canais de atendimento aos consumidores:
· Aplicativo EDP Online (compatível com tablets e smartphones)
· WhatsApp (11) 93465-2888
· Central de Atendimento: 0800 721 0123
Todos os canais de relacionamento são gratuitos e funcionam 24 horas.