As fortes chuvas que atingiram o Alto Tietê na tarde de quarta-feira (28) provocaram alagamentos, transtornos no trânsito e a mobilização de equipes municipais. Em Suzano, o volume de chuva chegou a 115 milímetros em menos de uma hora. Já em Poá, Itaquaquecetuba e Mogi das Cruzes, os temporais também causaram problemas, como quedas de árvores e pontos de alagamento.
Suzano foi um dos municípios mais impactados. O volume da chuva provocou transbordamento do rio Una e demais corpos d'água da cidade. De acordo com a prefeitura, o temporal causou problemas principalmente na região central, no Jardim Revista e no Jardim Maitê. Equipes da Defesa Civil, da Guarda Civil Municipal e das secretarias de Transporte e Mobilidade Urbana e de Manutenção e Serviços Urbanos foram deslocadas para atender as ocorrências. Apesar do volume elevado, a Defesa Civil havia registrado, até o final tarde, apenas a queda de uma árvore na avenida Paulo Portela, no Centro, sem vítimas. Segundo o órgão, não houve chamados nas áreas de risco monitoradas.
A administração municipal reforça que os telefones para atendimentos em razão das chuvas são os 199 e (11) 4745-2150 da Defesa Civil e 153, da GCM.
Em vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito Pedro Ishi afirmou que Suzano foi atingida por um volume histórico de chuva. Ele relatou a ocorrência de vários pontos de alagamento e disse que as equipes municipais estavam acompanhando o monitoramento da cidade, orientando a população a tomar cuidado durante o período de chuva. Além dos pontos citados pela prefeitura, também circularam nas redes sociais vídeos que mostram alagamento dentro da sede da Prefeitura de Suzano, na região central.
Mogi
Em Mogi das Cruzes, a Defesa Civil disse em nota que foram registrados pelo menos 16 pontos de alagamentos em toda a cidade e algumas ocorrências de queda de árvores em diferentes bairros. Segundo o órgão, entre 15h e 17h, o município registrou 95 mm de chuvas, "o equivalente a duas semanas de chuvas esperadas para o mês".
"Desde o início das chuvas, as equipes da Defesa Civil e das Secretarias Municipais de Serviços Urbanos e Zeladoria, Mobilidade e Assistência Social estão nas ruas atuando para minimizar os impactos causados pelas fortes chuvas e seguirão realizando serviços de limpeza, desobstrução de galerias, retirada de resíduos e outros atendimentos emergenciais, além de cuidados e orientações de trânsito e atendimento a famílias, com distribuição de kits com colchões, lençois, travesseiros, cestas básicas e produtos de limpeza", divulgou a prefeitura em nota.
Comerciantes da região central de Mogi divulgaram vídeos de lojas invadidas pela água. Também próximo do Centro, o trecho de início da avenida Japão se transformou em 'rio', com o excesso de água, dificultando a circulação de carros e motocicletas.
Poá
Já em Poá, a prefeitura informou que o município registrou aproximadamente 100 milímetros de chuva em mais de uma hora. O volume provocou pontos de alagamento em algumas regiões da cidade, mas não houve registro, até a tarde de quarta, de ocorrências graves com vítimas. Segundo a administração municipal, as situações estão sendo gradualmente normalizadas. As equipes da Defesa Civil e das secretarias de Serviços Urbanos, Trânsito, Assistência Social e Segurança seguem mobilizadas e monitorando a situação. "Os trabalhos preventivos realizados anteriormente, como a limpeza do piscinão, córregos, bueiros e bocas de lobo, foram fundamentais para reduzir os impactos das fortes chuvas", disse a administração em nota.
Itaquá
Já em Itaquá, a Defesa Civil da cidade registrou duas ocorrências relacionadas às chuvas registradas até o fim da tarde: houve extravasamento do rio Tietê na altura do bairro Tipóia, com redução do nível da água posteriormente, e a queda de uma árvore no bairro Vila Sônia. Conforme o monitoramento pluviométrico, a cidade acumulou 39 milímetros de chuva, com maior intensidade na região do Aracaré. A prefeitura disse ainda que o órgão segue em monitoramento constante.
Cidades
28/01/2026 às 18:46
Chuva intensa causa alagamentos e transtornos em cidades do Alto Tietê
Por: Fábio Palodette
Volume chegou a 115 mm em cerca de uma hora em Suzano; Poá, Itaquaquecetuba e Mogi das Cruzes também registraram impactos
Chuva provocou pontos de alagamento em Mogi e outras cidades da região
Foto: Mogi News