A Defesa Civil de Suzano iniciou nesta quinta-feira (01/08) a formação de da 13ª equipe do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) na cidade. No total, segundo a Prefeitura de Suzano, são cerca de 70 pessoas distribuídas em duas turmas que atendem crianças no Instituto Beneficente Viva a Vida, instalado no Jardim São José, local onde foram realizadas as primeiras atividades. A capacitação acontecerá durante todo o mês de agosto, sendo ministrada às quintas e sextas-feiras.

No primeiro dia, as equipes do órgão abordaram formas de lidar com alagamentos e incêndios em vegetações. As aulas foram fornecidas pela coordenadora dos Nupdecs, Viviane Raquel, e pelo agente da Defesa Civil, Ulisses de Magalhães. Ao longo do curso, de acordo com a administração municipal, serão abordados ainda diversos assuntos que exigem cuidados imediatos, como ocorrências envolvendo anomalias na construção civil, animais peçonhentos, impactos ambientais e primeiros socorros.

"Ao longo das aulas, sempre ministradas por profissionais da Defesa Civil, os participantes terão contato com uma série de procedimentos e formas de identificar, prevenir e atuar em emergências, tendo conhecimento de quais medidas de segurança devem ser tomadas em cada situação. A formação também os permite acionar as autoridades de forma mais detalhada e eficiente e auxiliá-las no atendimento de vítimas, com práticas de primeiros socorros", destacou a prefeitura.

O órgão informou, ainda, que projeto começou em 2018 com o objetivo de instruir os munícipes com treinamentos de qualificação em primeiros socorros, prevenção e atendimento em acidentes domésticos, identificação e manuseio de animais peçonhentos e noções de avaliação de estruturas residenciais, identificando possíveis locais com risco de desabamento.

A coordenadora explicou que a iniciativa é o primeiro passo para o atendimento imediato a vítimas de desastres naturais e outros acidentes que possam acontecer. "Nossa cidade tem vias preparadas e serviços emergenciais muito ágeis para o socorro a pessoas que sofrerem com situações adversas. Entretanto, a ação de quem está nos bairros é fundamental, tanto no atendimento inicial quanto no acionamento aos órgãos que darão continuidade ao acolhimento das vítimas. A função do Nupdec é justamente preparar a comunidade para esses casos", ressaltou.