O distrito de Sabaúna, em Mogi das Cruzes, se prepara para a folia de Carnaval em frente à Estação Ferroviária, com programação de sábado (14) a terça-feira (17), organizada pela Sociedade Amigos de Sabaúna (SAS). Com expectativa de aumento no público, a festa reunirá blocos, baterias e atividades que preservam uma tradição que atravessa gerações, segundo a organização. Destaque para os tradicionais bonecões, que acompanham o Bloco Sem Freio, presente em todos os dias da programação.
O presidente da SAS, Jefferson Silva de Souza, diz que a procura pelo Carnaval de Sabaúna tem aumentado nos últimos anos. Ele avalia que a ausência dos desfiles de escolas de samba em Mogi contribui para concentrar o público no distrito. "Hoje temos o maior Carnaval da cidade, recebendo pessoas de longe e sempre de forma organizada", afirma ele, destacando ainda as décadas de história da folia no distrito. “Desde 1943 a gente sabe de registros. Foi criando essa tradição, que vem crescendo nos últimos anos", explica.
A SAS, de acordo com Souza, tem papel central na manutenção do Carnaval local. “A Associação de Moradores sempre fez o Carnaval, já tem essa identidade de estar preservando e não deixando a tradição morrer, sempre renovando”, disse. Ele ressalta que essa relação com a comunidade faz com que a festa seja passada de geração em geração. “É uma tradição que vai passando de pai para filho”, completou.
Ao longo da história da folia em Sabaúna, alguns elementos foram retomados e fortalecidos, como a tradição dos bonecões gigantes, atração do Bloco Sem Freio. “Já havia registros e, há cerca de 10 anos, trouxemos de volta. É um dos pontos altos. No passado tinha até mais, hoje a gente reduziu um pouco”, afirmou Souza.
O carnaval de rua reúne públicos de diferentes idades. “É um carnaval mais família, com bloquinho na rua, criança, adulto e idoso brincando tudo junto, sem nenhum problema. É um diferencial”, destacou Souza. Segundo ele, a proximidade entre o público e as baterias é um dos principais atrativos. “Quando sai a bateria, o pessoal se envolve. Se tiver instrumento, já toca junto”, completou.
O presidente da SAS também destacou o apoio da Prefeitura de Mogi, que, segundo ele, garante suporte estrutural para a realização da festa: “A Prefeitura sempre nos ajuda. Não tem aporte financeiro, mas mandam Guarda Municipal, fiscalização de posturas e fazem o fechamento das ruas”.
Na programação deste ano, estão confirmadas atrações como o Bloco Trem Loco e a bateria Sabaunidos. Segundo Souza, os horários ainda estão em definição e serão divulgados nos perfis do Instagram @sassabauna e @sabauna_oficial.
Galeria
Folia no distrito é uma das mais tradicionais de Mogi - divulgação