Na sessão desta quarta-feira (11), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou o Requerimento n.º 10/2026, com "Votos de aplausos e congratulações" à guarda civil municipal (GCM) Cinthia Juliane Teixeira, primeira mulher integrante do Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) em Mogi das Cruzes, em reconhecimento à sua atuação profissional. A iniciativa é do vereador Felipe Lintz (PL).
O tributo parlamentar tem como propósito valorizar os relevantes serviços prestados à segurança municipal. "Ela enfrenta riscos e desafios com uma bravura que inspira a todos. É uma honra poder homenageá-la. Sinto orgulho da Guarda Municipal, que cada vez mais recebe novos investimentos. É com muita alegria que vejo essa mulher, um pilar de segurança e orgulho para Mogi das Cruzes. Isso é o verdadeiro empoderamento", destacou o vereador.
Badminton
Também foi aprovado o Requerimento n.º 11/2026, com “Votos de aplausos e congratulações” aos jovens atletas de Badminton em Mogi das Cruzes pelos resultados alcançados na 1ª Etapa do Circuito Nacional de Badminton. A iniciativa do reconhecimento legislativo é do vereador Pedro Komura (União Brasil), destaca os jogadores Ana Clara Noda, Fábio Victor Galdino, João Mateus Akira Noda, Caio Yoshizumi, além do técnico Filipe Toledo.
O evento foi realizado entre os dias 4 e 8 de fevereiro de 2026, no Clube Curitibano, em Curitiba (PR), reunindo 531 atletas de 71 clubes e 17 estados brasileiros. A equipe Badminton Mogi, representada por 21 atletas, conquistou seis medalhas, sendo duas de ouro e quatro de bronze. Ana Clara Noda conquistou ouro na categoria “Simples Feminina” e bronze na “Dupla Mista Sub - 17 B”; Fábio Victor Galdino, ouro na “Dupla masculina” e bronze na “Simples Masculina Sub – 13”; João Mateus Akira Noda, bronze na “Dupla Masculina Sub - 19 B” e Caio Yoshizumi, bronze na “Dupla Mista Sub – 23”.
Homenagens
Destaque ainda para outras homenagens aprovadas, como o Projeto de Decreto Legislativo n.º 52/2025, que concede o título de “Cidadão Mogiano” a Mário Cordeiro Filho, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade mogiana. A propositura é de autoria do vereador Rodrigo Romão (PCdoB).
Militante histórico do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), o homenageado dedicou-se desde jovem às causas populares e à defesa da democracia, participando ativamente do movimento estudantil e das mobilizações contra a ditadura militar. Em 1978, estabeleceu-se definitivamente em Mogi das Cruzes, onde passou a atuar na organização do PCdoB na região e a contribuir com diversos movimentos sociais, sindicais e comunitários. Além de sua atuação política,
Marinho destacou-se no trabalho social e comunitário, fundando e presidindo a Associação de Moradores de Manoel Ferreira e Adjacências, liderando ações em defesa do meio ambiente, da Mata Atlântica e da melhoria da qualidade de vida das comunidades rurais de Biritiba Ussu e Taiaçupeba. Foi também um dos fundadores da Associação de Apicultores de Mogi das Cruzes e da Associação dos Empresários de Turismo Rural, além de ter atuado com dedicação no projeto social Núcleo Aprendiz do Futuro, voltado ao atendimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
Foi aprovada também a Moção n.º 06/2026, de autoria da vereadora Inês Paz (PSOL), com "Votos de Aplausos e Congratulações" à ONG Makaúba (Associação pela Promoção da Cidadania e Solidariedade) pelos 20 anos de serviços prestados à promoção da cidadania, dos direitos humanos, da assistência social, da cultura, da educação e da organização comunitária em solo mogiano.
A propositura destaca a atuação pioneira da ONG no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), na qual obteve inscrição como entidade de Defesa de Direitos, consolidando-se como referência na proteção social e na participação popular. A entidade demonstrou resiliência institucional, superando adversidades como mudanças de sede, perdas patrimoniais, esvaziamentos organizativos e os impactos da pandemia da Covid-19.
Já a Moção n.º 07/2025, de autoria do vereador Mauro Araújo (MDB), manifesta “Votos de aplausos e congratulações” ao servidor público municipal,, professor, educador físico e atleta Rodrigo Araújo de Moraes por sua trajetória exemplar e compromisso com o esporte e a educação inclusiva. O homegeado atualmente está concluindo pós-graduação em Educação Especial com ênfase no Transtorno do Espectro Autista (TEA), e como servidor público concursado, exerce suas funções na Coordenação da Gestão de Frota.
Paralelamente à sua carreira no serviço público, Moraes consolidou uma trajetória no Jiu-Jitsu, acumulando títulos como Campeão Mundial, Vice-Campeão Pan-Americano, Campeão Paulista (Gi e No-Gi) e Vice-Campeão Brasileiro. Em 2018, durante o Campeonato Mundial da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo (CBJJE), sofreu uma grave lesão, mas superou a dificuldade e, em 2019, conquistou o título de Campeão Mundial. Após essa conquista, dedicou-se ao ensino do Jiu-Jitsu, fundando a equipe Rodrigo Moraes Brazilian Jiu-Jitsu.