Em uma audiência pública que durou quase três horas, a Câmara de Suzano debateu na segunda-feira (4) os alagamentos e enchentes que estão castigando a cidade nos últimos meses. A reunião foi comandada pelo presidente da Comissão de Política Urbana e Meio Ambiente do Legislativo, Márcio Alexandre dos Santos (PL), o Márcio Malt, e contou com participação dos secretários de Segurança Cidadã, Afrânio Evaristo da Silva, de Manutenção e Serviços Urbanos, Samuel Oliveira, e da diretora da Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação, Eliene Corrêa Rodrigues Coelho.

 
 📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!


Os vereadores Artur Takayma (PL); Gerice Lione (PL); Jaime Siunte (PSDB); e Max Eleno Benedito (Podemos) também participaram da reunião.

 

Malt autorizou a participação do público presente nos questionamentos. Moradores dos bairros Jardim Quaresmeira 2, Jardim Carmem, Jardim Miriam e Jardim Fernandes relataram os problemas registrados pelas fortes chuvas que castigaram a cidade recentemente. Inclusive, um dos moradores relatou que perdeu um veiculo em uma enchente no bairro.

 

Foi a mesma linha de questionamentos feitos pelos parlamentares presentes. Os representantes do Executivo explicaram as ações que a administração municipal está realizando para amenizar estas situações. Entre as iniciativas da Prefeitura, foi divulgado para o público presente o Plano Municipal de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais de Suzano. O documento reúne de forma sistemática a coleta de dados, análises espaciais, modelagens hidrológicas, perspectivas de intervenção, estratégias e ferramentas de gestão para melhor administrar a presença e efeitos das águas pluviais na cidade. De acordo com a Prefeitura, o principal objetivo do Plano Municipal é encontrar melhores formas de gerenciar os eventos decorrentes das chuvas na cidade. O documento está disponível no endereço: https://pmdmap.suzano.sp.gov.br/.

 

Malt ressaltou a importância da realização desta audiência e garantiu que todas as perguntas que foram enviadas pelos internautas serão respondidas por sua equipe. 


Sessão 

Está na pauta da sessão ordinária desta quarta-feira (6) o projeto de lei que declara de utilidade pública municipal o Instituto Árion. O autor da propositura é o vereador Artur Takayama (PL).

 

O parlamentar explica, na justificativa do documento, que o instituto foi criado para reabilitar pessoas com deficiência, com síndromes e transtornos do neurodesenvolvimento e comportamentais, colaborando com a inclusão escolar, com o acesso ao mercado de trabalho e também na sociedade. Ele cita a lei municipal 5.414/2022, que permite que sejam declaradas de utilidade pública “as sociedades civis, as associações, as fundações e instituições, fundadas no país e com sede ou departamento autônomo no município de Suzano, devendo ter personalidade jurídica e existência legal por mais de um ano”.

 

A sessão começará às 18 horas e é aberta ao público, que pode acompanhá-la na sede do Legislativo suzanense (rua dos Três Poderes, 65, Jardim Paulista), ou de forma online, pelo canal TV Câmara Suzano no YouTube (www.youtube.com/TVCâmaraDeSuzano), ou pela página da Casa de Leis no Facebook (www.facebook.com/camarasuzano). A transmissão é ao vivo e fica disponível para consulta posterior.