Com o objetivo de identificar o perfil e as necessidades dos idosos para criação de novas políticas públicas e melhoria das que já existem, Mogi das Cruzes poderá contar com a realização do Diagnóstico e Dossiê da Pessoa Idosa no município. O projeto de lei que consta esses dois serviços foi aprovado nesta terça-feira (19), durante a última sessão ordinária da Câmara, e precisa ser sancionado pelo Executivo para que passe a valer.

📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!


De acordo com a proposta, apresentada pelos vereadores Osvaldo Antonio da Silva (Republicanos), Inês Paz (PSOL), Fernanda Moreno da Silva (MDB), Edson Santos (PSD) e Carlos Lucarefski (PV), o diagnóstico e o dossiê servirão !"como um raio-x que permitirá realizar análises de comportamento, necessidades e preferências dessa população, que favorecerá o oferecimento de políticas públicas mais assertivas, bem como beneficiar um maior número de pessoas."

Entre os itens que serão analisados estão convívio familiar, cuidados com a saúde, atividade econômica e relação com a sociedade. “Pesquisas do Brasil e do mundo apontam o envelhecimento da população. Nem sempre as instituições e as pessoas estão preparadas para lidar com as necessidades emocionais e assistenciais que são comuns nessa fase e nós precisamos estar preparados para essa nova realidade”, detalhou o parlamentar Oswaldo Silva.

Segundo ele, a partir do diagnóstico e do dossiê será possível conhecer as principais necessidades e desafios da população, levando em conta, inclusive, as questões sociais e econômicas. “Precisamos dessas informações para criar políticas públicas adequadas para atender esse nicho e dar a devida atenção para que público possa usufruir de uma velhice com qualidade de vida e dignidade como agradecimento por sua toda contribuição dada para o desenvolvimento da nossa cidade”, acrescentou.

Votações

Ainda na sessão, a Câmara aprovou 15 projetos de lei que declaram de utilidade pública 15 instituições do município. Com isso, as entidades poderão receber benefícios fiscais e verbas públicas para executar seus projetos sociais. 

Os vereadores também votaram favoráveis ao projeto do Executivo a criação do Fundo de Trabalho de Mogi das Cruzes e do Conselho do Trabalho, Emprego e Renda (CTER). O objetivo é prover recursos para execução de ações, serviços e apoio técnico relacionados ao setor.

Extraordinária

A Casa de Leis realizará uma sessão extraordinária na próxima quinta-feira (22), às 10 horas, para votar o Plano de Carreira, Cargos e Vencimentos da Guarda Municipal de Mogi das Cruzes. A expectativa é que outros projetos urgentes do Executivo também sejam votados.


Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98