Mogi das Cruzes vacinou 92.597 pessoas dos grupos prioritários até o dia 31 de maio, prazo oficial da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe em todo o país. O número representa um crescimento de 46% em relação ao mesmo período no ano passado, quando foram vacinados 63.321 mogianos, e é o melhor resultado dos últimos anos.
O aumento está associado a algumas estratégias adotadas neste ano, como a antecipação do Dia D na zona rural, bairros da Divisa e regiões mais distantes da cidade, a oferta da vacina aos sábados nas edições do Programa Bairro Feliz e no primeiro final de semana da Festa do Divino Espírito Santo.
"Ficamos muito satisfeitos com esse aumento porque é resultado de esforço e planejamento da nossa equipe para garantir proteção para o maior número possível de munícipes entre os grupos mais vulneráveis. Aproveito para agradecer o empenho e dedicação de todos os profissionais", afirmou o secretário municipal de Saúde, Francisco Bezerra.
Desde a segunda-feira passada, a vacina contra a gripe está liberada para qualquer pessoa interessada em todos os postos de saúde, de segunda a sexta-feira, enquanto houver estoque em cada unidade. Nos dois primeiros dias de vacinação liberada, foram aplicadas cerca de 11 mil doses. Como a procura está intensa, a Secretaria Municipal de Saúde solicitou novas doses ao governo do Estado.
Apesar da liberação, as unidades de saúde estão reservando até o dia 3 de julho vacina suficiente para a aplicação da segunda dose necessária para crianças que tomaram a vacina contra a gripe pela primeira vez. Neste caso, o reforço deve ser aplicado 30 dias após a primeira dose e é recomendado que os pais ou responsáveis fiquem atentos à data.