A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou, em sessão ordinária nesta quarta-feira (4) a Moção n.º 4/2026, que faz apelo por leis mais rígidas a crimes de violência contra os animais. O documento parlamentar é de autoria da vereadora Fernanda Moreno (MDB), mas foi subscrito pela totalidade de vereadores. A Moção será encaminhada ao Governo Federal e ao Congresso Nacional, entre outras autoridades e esferas públicas.
A Moção foi motivada por causa do caso do cão comunitário “Orelha”, morto em Florianópolis no dia 4 de janeiro, depois de sofrer violência cometida por adolescentes.
A vereadora Fernanda Moreno explicou suas razões. “Foi um ato tão brutal que o Brasil virou notícia no mundo. Um culpado foi apontado. No começo, falaram que seriam quatro adolescentes. Estão tentando colocar panos quentes. É horrível a sensação de impunidade. É um caso que emociona e revolta, principalmente quem atua na proteção animal. Precisamos enfrentar a violência. Todos os dias passamos por resgates tristes. Orelha trouxe reflexão. Espero que sua morte não seja em vão”, disse.
Homenagens
Os vereadores também aprovaram a Moção nº. 02/2026, com "Votos de Aplausos e Congratulações" ao bispo Dom Pedro Luiz Stringhini, bispo Diocesano de Mogi das Cruzes, pela celebração do “Jubileu de Prata”, isto é, dos 25 anos de Ordenação Episcopal, que serão completados em 10 de março de 2026. O tributo ao líder regional católico é de autoria da totalidade de vereadores.
O bispo nasceu em 17 de agosto de 1953, em Laranjal Paulista (SP), e construiu uma trajetória marcada por sólida formação acadêmica e eclesiástica. Ordenado sacerdote em 9 de agosto de 1980, ele entrou para o clero da Arquidiocese de São Paulo, onde exerceu relevantes funções pastorais e formativas. O homenageado atuou como vigário paroquial e pároco, coordenador de setor, reitor do Seminário Arquidiocesano de Filosofia e professor de Sagrada Escritura. Em 2012, o foi transferido para a Diocese de Mogi das Cruzes.
Destaque ainda para a Moção nº 01/2026, com "Votos de aplausos e congratulações" à Unidade Clínica Ambulatorial de Especialidades de Jundiapeba (ÚNICA) Dr. Arthur Domingos Fais em razão do 14º aniversário de sua fundação, comemorado hoje. A homenagem é de autoria do vereador Antônio José da Silva Neto (PL), o Tonhão. A prefeita Mara Bertaiolli autorizou, em agosto de 2025, a obra de ampliação da UNICA Jundiapeba para instalação do primeiro tomógrafo do distrito, que permitirá a realização de até 400 exames de tomografia por mês.
Inaugurada em fevereiro de 2012, durante a gestão do então prefeito Marco Bertaiolli, a UNICA de Jundiapeba consolidou-se como referência regional em atendimento ambulatorial e promoção da saúde. A unidade oferece serviços médicos de atenção básica, como Clínica Geral, Pediatria e Ginecologia, e consultas médicas feitas por especialistas. Além disso, a ÚNICA de Jundiapeba conta com uma Academia da Terceira Idade (ATI) equipada com aparelhos e piscina coberta aquecida, que atende atualmente a cerca de 600 idosos, por meio de acompanhamento multiprofissional (educador físico, fisioterapeuta, nutricionista e médico geriatra).