Após o grande volume de chuvas registrado em Suzano, na tarde da última quarta-feira (28), que atingiu o pico de 115 milímetros (mm) em menos de 60 minutos — mais que o dobro do volume caracterizado como chuva forte, que é de 50 mm no mesmo período — equipes da Prefeitura de Suzano iniciaram imediatamente uma força-tarefa de limpeza nas áreas mais afetadas do município.
Os trabalhos envolveram principalmente a operação “Cata-Treco” e as equipes de zeladoria da Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços Urbanos, além de equipes da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, que auxiliaram no direcionamento do tráfego.
Na região do bairro Vila Amorim, foram destacados três caminhões-pipa, um caminhão carroceria e um caminhão basculante. Já nas proximidades do Cemitério São Sebastião, a limpeza contou com o apoio de três caminhões-pipa. Em ambos os locais, os serviços também tiveram suporte de uma pá carregadeira e de um caminhão traçado.
Os equipamentos e os servidores atuaram durante toda a noite para restabelecer a ordem na cidade o mais rápido possível, logo após o temporal registrado na tarde desta quarta-feira.
Apesar da força-tarefa emergencial, os serviços de zeladoria e a operação “Cata-Treco” são realizados ao longo de todo o ano, com o objetivo de manter a cidade limpa e bem cuidada. As ações incluem a limpeza de rios, valas e bueiros, fundamentais para o escoamento das águas pluviais. Somente em 2025, foram retiradas 1.691 toneladas de resíduos, além da limpeza de 106 quilômetros da rede de drenagem.
O secretário de Manutenção e Serviços Urbanos, Samuel Oliveira, destacou a relevância do trabalho. “Este é um serviço que poucos veem e muitos não percebem a sua importância, justamente porque, na maioria das vezes, não está à vista. Ainda assim, é uma atividade que não negligenciamos, pois sabemos o quanto ela é essencial para todos”, afirmou.
Oliveira também ressaltou outras frentes de atuação das equipes. “Paralelamente à limpeza dos sistemas diretamente ligados à água da chuva, nossas equipes atuam na eliminação dos chamados pontos viciados, que são locais onde o lixo é descartado de forma irregular. Esses resíduos acabam sendo levados pela chuva e provocam a obstrução de bueiros. No ano passado, foram retiradas 4.871 toneladas desses pontos, número quase três vezes maior do que o volume removido de valas, rios e bueiros somados”, concluiu
Cidades
29/01/2026 às 16:40
Equipes de zeladoria e ‘Cata-Treco’ criam força-tarefa para atuar em Suzano
Por: Portal News
Volume de água chegou a 115 milímetros em menos de uma hora
Os equipamentos e os servidores atuaram durante toda a noite para restabelecer a ordem na cidade
Foto: Wanderley Costa/Secop Suzano