Começa a valer a partir de amanhã as novas tarifas das linhas intermunicipais de ônibus administradas pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) que terão um reajuste médio de 5% na área de concessão 4, que abrange Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Poá, Mogi das Cruzes, Guararema, Biritiba Mirim, Salesópolis e Suzano. Vale destacar que as tarifas de ônibus municipais de Suzano e Mogi também sofreram reajustes de, respectivamente, 7,25% e 9,75%.
Mesmo com o aumento, a região do Alto Tietê teve um reajuste inferior em comparação com a Grande São Paulo, em que o valor será elevado em 6,45%, de acordo com a Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM).
As cidades do Alto Tietê, Arujá e Santa Isabel que junto com Mairiporã e Guarulhos compõe a área de concessão 3, sofreram um reajuste médio de 4,50% no valor das tarifas intermunicipais.
A maior alteração média das Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), foi registrada na área de concessão 2 que abrange Cajamar, Caieiras, Itapevi, Jandira, Carapicuíba, Osasco, Barueri, Santana de Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus, Francisco Morato e Franco da Rocha.
Ainda de acordo com a Secretaria, a composição dos índices de reajuste das tarifas nas linhas intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo contém o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), o aumento dos combustíveis e a elevação do custo de mão-de-obra.
Em contrapartida, o desconto da integração entre os ônibus com linhas metropolitanas e o sistema metroferroviário, por meio do sistema BOM nos Trilhos (Cartão Metropolitano do Transporte) não sofreu alterações e permanecerá em R$ 1,50.
Tarifas municipais
No Alto Tietê, as cidades que anunciaram aumento no valor da tarifa de ônibus municipais foram Mogi e Suzano. Arujá, Ferraz de Vasconcelos e Guararema seguem na indefinição. Para os ferrazenses, de acordo com o gabinete do prefeito de Ferraz, José Carlos Fernandes Chacon (PRB), o Zé Biruta, ainda não foi decidido se a passagem irá aumentar. Situação diferente de Arujá em que a prefeitura já analisa pedido de reajuste, mas não possui prazo para dar uma resposta definitiva. A administração municipal de Guararema informou que ainda não recebeu proposta de elevação de passagem.
*Texto supervisionado pelo editor