A população de Arujá crescerá 25% até 2040. O percentual corresponde a 21.792 pessoas a mais no intervalo avaliado, segundo a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), totalizando 108.538. Hoje, Arujá possui 86.746 habitantes.
Esse crescimento significa que ampliações precisarão ser feitas no município. Segundo o vereador Renato Caroba (PT), Arujá não está preparada para este crescimento. O parlamentar comentou que a câmara tem feito algumas discussões sobre o tema. "O ritmo do Executivo não está acompanhando o ritmo do crescimento populacional, e o governo precisa estar mais preparado", disse o petista acrescentando que a cidade não possui hospital.
Para Caroba, o ritmo lento por parte da gestão pública, frente ao crescimento populacional, é preocupante. O legislador apontou, também, a importância em desburocratizar as aberturas de empresas para contribuir com a economia. "Se facilitar esse processo, as empresas vão se instalar na cidade e poderemos fomentar o emprego", declarou.
Ele ainda argumentou que a data analisada parece distante, mas que para a administração pública é um tempo muito curto. "Até 2040, serão cinco mandatos de prefeito. É um espaço curto para trabalhar a administração para enfrentar esse crescimento", finalizou.
Empenho para ajudar
O deputado federal, Roberto Lucena (PV) também se posicionou sobre a tendência do crescimento da população . Ele declarou que está trabalhando para garantir ações estruturantes como investimentos do Ministério da Saúde para construção de um hospital municipal e iniciativas que possam melhorar a mobilidade urbana. "O poder Executivo da cidade, junto com os vereadores, podem contar que terei todo o empenho em cumprir o Plano Diretor que for apresentado para que Arujá cresça com qualidade de vida para os atuais e os novos moradores", propôs.
A Secretaria de Planejamento de Arujá informou, em nota, que estudos estão sendo realizados, visando mudanças estruturais e adaptações à legislação municipal que permitam a criação de novas medidas e ações a fim de preparar o município para este crescimento populacional.
A pasta informou, ainda, que audiências públicas sendo realizadas para a revisão de projetos e leis, entre elas a Lei de Zoneamento, Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo; Plano Diretor; Plano de Saneamento Básico; Plano de Mobilidade e Plano de Habitação.
A secretaria também afirmou que há uma preocupação com o crescimento da população e, por isso, estão discutindo possíveis mudanças para melhor adequar a infraestrutura da cidade.
*Texto supervisionado pelo editor.