Neste aniversário de 465 anos de Mogi das Cruzes, o presidente da Câmara Municipal, vereador Francimário Vieira (PL), o Farofa, elenca os principais desafios da cidade e destaca os projetos em andamento. Entre os pontos mais urgentes, ele apontou a mobilidade urbana, o saneamento básico e a preparação para o crescimento da população idosa. Ele também afirma que pretende fazer um mapeamento dos projetos do Legislativo já aprovados, mas que ainda não estão em prática, para apresentá-los ao Executivo.
Em entrevista especial ao Grupo Mogi News, ele avalia que hoje o grande desafio de Mogi hoje é a mobilidade que deve ter melhorias com o novo sistema viário, anunciado em julho e as obras previstas no projeto de concessão da Linha 11 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
"Estamos empenhados, ao lado da prefeita Mara Bertaiolli, para resolver a questão de trânsito ali na Praça do Habib’s (Praça Kazuo Kimura). A prefeita já anunciou que serão feitas ali intervenções importantes como a ponte estaiada, a construção de uma avenida para desafogar o trânsito que vem de Botujuru e de César de Souza, que são regiões que cresceram muito e que ainda vão crescer", salientou, destacando também a chegada do trem até Cezar de Souza e a modernização e adequação das estações ferroviárias da cidade.
Quanto ao saneamento básico, Farofa destacou que a Prefeitura prevê grandes investimentos: “Também temos como grande urgência a questão do saneamento básico, setor para o qual a Prefeitura já planeja mais de R$ 1 bilhão. O Rio Tietê começa a ser poluído na nossa cidade. São coisas que não se resolvem do dia para o outro. Por isso mesmo, já estamos muito empenhados em avançar nesses projetos”.
Maternidade
Outro tema que o vereador considera central para a cidade é a abertura da Maternidade Municipal. “A Mara tem hoje um bom relacionamento com o Governo do Estado, porque vamos precisar da ajuda do governo estadual para fazer o custeio", disse, e acrescentou que deve ocorrer novidades sobre a unidade até o final do ano. Em visita anterior à cidade, o governador Tarcísio de Freitas havia dito que viria para Mogi até o final do ano para anunciar o custeio do equipamento público.
Envelhecimento
Farofa também destacou a necessidade de preparar a cidade para o envelhecimento da população, garantindo a qualidade de vida, inclusive diz que tem batalhado para que Mogi tenha uma segunda unidade do Centro Dia, serviço de atendimento diurno a pessoas idosas semidependentes, que precisam de suporte especializado.
Na última quinta-feira (28), ele esteve no Pró-Hiper de Sabaúna. "Vi mais de 70 idosos felizes, se exercitando logo pela manhã. Além da questão da saúde, é lindo ver o carinho deles com os professores. Ou seja, nossa administração está antenada no futuro. Inclusive, a prefeita Mara criou a Secretaria Municipal da Longevidade justamente com o objetivo de deixar a cidade preparada para a realidade que vem se desenhando", conta.
Câmara
O vereador fez ainda um balanço positivo da atuação do Legislativo: “A Câmara tem trabalhado com critério e agilidade para aprovar todos os assuntos que a Prefeitura entende como necessários para melhorar a vida do povo mogiano. Só em Mogi vamos resolver cinco passagens de nível", contou. O projeto para as passagens de nível também faz parte do projeto previsto com a concessão da Linha 11 à iniciativa privada.
Farofa também citou projetos de autoria de vereadores já aprovados, mas que dependem da implementação pela Prefeitura ou de maior divulgação, por meio de campanhas, por exemplo, para que sejam colocados em prática. Entre eles, um código de sinalização em que a letra X desenhada na palma da mão indica pedido de socorro em bares e restaurantes para mulheres em situação de violência; treinamento de primeiros socorros para servidores de espaços públicos; capacitação em informática para idosos; banco de doação de cadeiras de rodas; e integração de câmeras de segurança privadas ao sistema público de monitoramento.
Futuro
Ao projetar Mogi para os próximos dez anos, o vereador demonstra confiança: “Em oito ou dez anos espero ver toda a questão de mobilidade solucionada. Também pretendemos levar Mogi de volta ao primeiro lugar em saúde pública da nossa região. Outro ponto importante é na Educação: voltarmos a ter notas altas no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Acredito que, em dez anos, vamos conseguir colocar Mogi nos trilhos, como exemplo de desenvolvimento e qualidade de vida de novo.”
Trajetória
Natural da cidade de Independência, no Ceará, Francimário Vieira chegou a Mogi em 1997, aos 20 anos. Trabalhou em pizzarias e depois na cantina D’Ângelo, onde conviveu com políticos e fortaleceu sua ligação com a comunidade nordestina. Foi eleito vereador em 2016, após duas tentativas anteriores. O apelido “Farofa” surgiu nos encontros de funcionários de pizzarias, porque “falava muito alto e estava em quase todas as turmas”.
Hoje, além da atuação no Legislativo, Farofa celebra também sua história com a cidade. “Agora em setembro também faço o meu aniversário em Mogi, afinal, estou completando 28 anos na cidade. Tanto a Câmara como a Prefeitura estão desempenhando muitos esforços para, com amor, melhorar todos os serviços públicos do município. Mogi é construída pelas mãos de todos os mogianos, tanto aqueles que nasceram aqui como aqueles que escolheram a Cidade para viverem e prosperarem", finalizou.