Ferraz de Vasconcelos recebeu ontem e anteontem a XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento, promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e pela Secretaria Municipal de Assistência Social, ocorreu em uma organização social da cidade, no Jardim Angelina, e reuniu aproximadamente 300 pessoas nos dois dias. O vice-prefeito Karim Yousif Kamal Moustafa El Nashar também marcou presença na ocasião.
Com o tema "Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento à Violência", o primeiro dia das discussões foi voltado às próprias crianças e adolescentes, com oficinas de dança, música, desenho, entre outras, seguindo a faixa etária de cada grupo. Já o segundo dia do evento foi direcionado aos responsáveis por entidades que atendem estes jovens, representantes do poder público e principalmente da sociedade civil. Na oportunidade, os presentes puderam aprender com a palestra da assistente social Aline Lima, além de participar de rodas de conversa e apresentar propostas.
De acordo com a presidente do Conselho, Cintia Casanova Kehr, a conferência tem como principal objetivo integrar poder público e sociedade civil no estudo por melhorias nos serviços voltados às crianças e adolescentes. "A cada três anos, é obrigação do conselho convocar a conferência, que serve de espaço para a população discutir, verificar avanços e debater o que ainda pode melhorar, também nos dando sugestões. Não podemos cobrar se não participarmos. Por isso, é tão importante pensarmos junto com o poder público. O Estatuto da Criança e do Adolescentes nos mostra que isto é um dever de todos, seja Estado, comunidade ou cidadão", afirmou Cintia.