A Prefeitura de Poá, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizou ontem, na Praça dos Eventos, a 11ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente com o tema "Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências".
O evento teve presença do secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Edevaldo Gonçalves, da presidente do CMDCA, Leila Vieira dos Santos, do vereador Mário de Oliveira (PPS), o Marinho do Jornal, além de funcionários municipais, representantes da sociedade civil organizada, trabalhadores da Assistência Social e especialmente contou com a presença das crianças e adolescentes.
Durante a manhã ocorreram apresentações culturais como o Coral do Instituto Gerando Falcões e o Ballet do Grupo Esperança. Houve a palestra de Lucilei Araújo, formado em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que discorreu sobre o tema central da conferência. No período da tarde foram formados os grupos de trabalho para discussão dos subtemas, assim como votação e referendo das propostas e a escolha dos delegados que representarão o município na Conferência Regional.
"A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social tem atuado em parceria com toda a rede socioassistencial, em especial as entidades que executam serviços destinados às crianças e adolescentes. Este espaço da conferência é de grande relevância para o fortalecimento das políticas públicas existentes e na implementação de novos programas e projetos beneficiando o público de crianças e adolescentes", disse o secretário da pasta, Edvaldo Gonçalves.
A presidente do CMDCA, Leila Vieira dos Santos, acrescentou a importância da participação de crianças e adolescentes. "Como podemos criar políticas públicas para crianças e adolescentes sem ouvir o que eles pensam, sem escutar suas sugestões, isso não seria certo".