Quem lê o Salmo 121, geralmente, não consegue entender bem seu significado do texto: "Elevo os olhos para os montes". O que vem a ser esses montes? Qual é o significado dessa parte desse salmo? Elevar os olhos significa o quê? Como deve-se entender isso? Ao ler a Bíblia, o cristão encontra nela, além de mandamentos, muitas descrições históricas, geográficas, figuras de linguagem e também elementos comuns da cultura da época. O salmo 121, por exemplo, é um texto que apresenta alguns desses elementos que precisam ser compreendidos para uma interpretação correta do significado. O presbítero André Sanchez relacionou, a seguir, alguns pontos que ajudaram os cristãos a entenderem melhor essa passagem bíblica.
É possível que esse tipo de salmo fosse parte dos cânticos que eram cantados por romeiros que subiam até Jerusalém para adorar a Deus ali no templo: "Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro?", Salmos 121:1. É importante saber detalhes como esses.
Isso ajudará a entender algumas possibilidades para o significado de "elevo os olhos para os montes". A primeira possibilidade é que nesse cântico, um dos peregrinos olha para os montes, ali na região de Jerusalém, onde foi construído o templo de adoração. Compreendendo um pouco da geografia local, notamos que a região onde foi construído o templo é um monte chamado de Moriá ou também chamado Monte Sião. Jerusalém também era uma cidade que ficava em regiões montanhosas. Isso indica que a menção aqui era de alguém reconhecendo a presença cuidadora de Deus ali.
Nesse sentido, "elevo os olhos para os montes" demonstrava a alegria de estar chegando em um local especial de adoração, onde se viveria momentos profundos na presença de Deus, o Deus que socorre (Salmos 121:2), o Deus que cuida dos Seus servos, que não cochila e não dorme (Salmos 121:3-4), o Deus que guarda e protege (Salmos 121:5-8).
Outra interpretação
Outra interpretação possível é que "elevo os olhos para os montes", era uma espécie de provocação aos deuses pagãos. Isso porque era muito comum encontrar locais de adoração a vários deuses entre montes altos. Assim, muitos povos olhavam para os montes buscando o socorro de seus deuses. Dessa forma, o salmista estaria demonstrando que o socorro não vem de falsos deuses, mas do Deus Todo-Poderoso: "O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra", Salmos 121:2.
Qualquer uma dessas possibilidades nos aponta para servos de Deus que viam o cuidado de Deus em suas vidas e o adoravam por todo esse cuidado. "Seja pela alegria de estarem juntos em um lugar especial de adoração ou mesmo demonstrando que os falsos deuses adorados nos montes não eram nada perante o Deus verdadeiro, vemos nesse salmo um profundo momento de reflexão", enfatizou Sanchez.