O ex-delegado-geral de São Paulo Ruy Ferraz Fontes foi morto a tiros na noite desta segunda-feira (15) durante uma emboscada em Praia Grande, no litoral paulista. Ele comandou a Polícia Civil de São Paulo entre 2019 e 2022. 

O ex-delegado foi atingido pelos tiros depois de deixar o local de trabalho na prefeitura de Praia Grande, onde ocupava o cargo de secretário de Administração. 

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública disse que lamenta, com profundo pesar, a morte do delegado. Segundo a pasta, policiais militares atenderam rapidamente à ocorrência e localizaram o veículo utilizado pelos criminosos. "A cena foi preservada para a realização da perícia, e o caso está sendo registrado na Polícia Civil. Equipes estão em campo, realizando diligências e utilizando ferramentas de inteligência para identificar, prender e responsabilizar os envolvidos", destacou a SSP. 

A secretaria lembrou ainda que o delegado dedicou mais de 40 anos à Polícia Civil de São Paulo. "Estava atualmente aposentado da instituição, exercendo a função de secretário de Administração em Praia Grande. Ao longo de sua carreira, ocupou cargos de destaque, como Delegado Geral de Polícia, diretor do Departamento de Polícia Judiciária da Capital, além de ter atuado em unidades como o Deic, Denarc e DHPP", informou a nota.