As escadas rolantes, catracas e bilheterias já foram instaladas na estação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) de Suzano. As escadas, inclusive, começaram a funcionar ontem mesmo, durante a visita do presidente da empresa Paulo Magalhães, que vistoriou a obra e garantiu que, até o final deste mês, o espaço será inaugurado e entrará em operação para atender os passageiros, embora nenhuma data tenha sido definida.
Segundo o presidente da CPTM, para inaugurar a estação faltam apenas alguns serviços de acabamento: "Eu diria que nós temos 90% dos serviços realizados. Os 10% que faltam é o acabamento e a limpeza. No período de Carnaval, vamos trabalhar todos os dias para que a gente cumpra os prazos", garantiu Magalhães. "Ainda não vou arriscar datas, mas entregamos a primeira fase neste mês".
Ontem, a CPTM também divulgou que a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado (Cetesb) concedeu a licença de operação para a nova estação de Suzano, com validade de 10 anos. Hoje, o Corpo de Bombeiros vai realizar uma vistoria para avaliar as questões de segurança para o risco de incêndio. Na próxima semana, o presidente da companhia fará uma nova vistoria no local.
A CPTM instalou catracas usadas na estação nova de Suzano, mas o presidente da companhia afirmou que não trará transtornos. "Se puder aproveitar as catracas, que já são utilizadas, não tem problema. São patrimônios da CPTM. Elas têm uma inteligência acoplada a elas, estão interligadas ao nosso sistema e transmitem todas as informações", argumentou. "Novo aqui é o prédio, as escadas, a iluminação".
Foram construídas duas plataformas para a nova estação ferroviária, mas apenas uma entrará em operação neste mês, segundo ele. Inclusive, em uma das bases não foi feita a implantação da linha férrea, pois essa etapa está programada para a segunda fase. "Essa é a segunda etapa da obra, que deve prolongar a linha 12-Safira que chegará até Suzano", explicou.
Magalhães disse que "será inaugurado agora o funcionamento das plataformas, da operação que já existe e o acesso, que vai funcionar 24 horas, para ser utilizado pela população", referindo-se à passarela que vai interligar os lados sul e norte do município.
Ele ainda justificou a burocracia como a principal causa dos atrasos para a inauguração da estação. "Tivemos problemas com desapropriações. A Justiça demorou muito para definir. Ainda tivemos outros problemas que fazem parte do processo", argumentou. "Não aceitamos atrasos, mas também entendemos que não temos o poder de decidir tudo e estamos sujeitos aos prazos definidos pela Justiça".
A CPTM realiza ainda estudos para ampliar em 20% os trens que vão direto até a estação Estudantes, em Mogi. "Vai depender da entrega dos novos trens. A medida que eles forem entregues, a gente vai ampliando até chegar no que foi planejado", adiantou, destacando também que isso pode acontecer até o final deste ano.