O Theatro Vasques, em Mogi das Cruzes, recebe neste domingo (14), às 20h, o espetáculo “Tião e os Vagões dos Sonhos”. A apresentação celebra os 30 anos de existência da Escola de Artes AJPS. A peça conta a história de Tião, personagem inspirado em um dos fundadores da AJPS, Sebastião Jorge da Silva, e foi escrita especialmente para marcar o aniversário da escola.

Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente pelo número (11) 99656-5308, no valor de $70,00 (inteira); $35,00 (meia entrada).

 “Tião e os Vagões dos Sonhos” transporta o público para Utopema, uma cidade que, segundo os antigos, “brotou de um cochilo de Deus”. No coração desse lugar, vive Tião, um maquinista aposentado que dedica seus dias a Catarina, um vagão velho de trem. A quietude da cidade e a rotina de Tião são abaladas pela chegada de uma excêntrica Trupe de Artistas, que encontram em Catarina o local que foi revelado em sonhos proféticos.

 A convivência entre o pragmatismo de Tião e a magia dos forasteiros logo se torna o palco de um grande conflito. De um lado, a trupe e o maquinista, que juntos redescobrem o poder da arte, da imaginação e do coletivo. Do outro, a influente Dona Cecília, uma política local que, em nome do “progresso” e de uma moralidade rígida, pretende demolir o vagão e se apossar do terreno para erguer um novo templo religioso e um monumento à sua própria família. 

A obra foi escrita pelo ator, diretor e dramaturgo Antônio Benedito Nicodemo, mas, se debruça também sobre a história da Associação; é um embate sobre memória, pertencimento e o ofício do artista, onde a arte se prova a única força capaz de despertar uma cidade adormecida e confrontar o ódio e o preconceito. 

Segundo Nicodemo, “a dramaturgia, abarca os conceitos da linguagem do realismo mágico, em que o cotidiano se encharca de encantamento e o impossível se torna parte do real. Em “Tião e os Vagões dos Sonhos”, o milagre e o ordinário dividem o mesmo trilho, e é nesse encontro que Utopema se revela: uma cidade sonhada, onde o artista faz o tempo respirar”. 

A direção do espetáculo é de Priscila Nicoliche que assegura que “Tião e os vagões dos sonhos é um espetáculo especial para todos nós que participamos da construção histórica da AJPS, carregada de afeto, memórias, saudades e, ao mesmo tempo, em que olhamos para nós mesmos e não perdemos de vista as questões e contradições em curso no mundo”. Tião e os vagões dos sonhos também é uma história contada por várias vertentes artísticas, além das turmas de teatro da Escola. 

Em cena, o balé clássico e a dança contemporânea, as acrobacias a as danças urbanas – que não à toa foi a primeira oficina cultural da Casa. A música ao vivo é outro ponto de referência no espetáculos da AJPS; ela está presente em todos os números, também de forma autoral. Na trilha, canções do músico Déo Miranda e também músicas extraídas do cd Varal de Canções, do grupo Charanga (formado na Escola de Artes). 

Para Rita Bonfim, coordenadora geral e produtora dos espetáculos da Escola, “Tião é o resultado de um refinamento artístico que AJPS persegue desde o seu primeiro espetáculo. É uma visita às lembranças de nossos fundadores, ex-alunos e aos tantos sonhos concebidos e realizados pela Escola. E que bom que aconteceu justamente nos nossos 30 anos”. 

 Em 2008 a Escola de Artes estreou “Nos Trilhos”, seu primeiro espetáculo e desde então já foram produzidos 29 obras como Frida, Mãe Coragem, A Tempestade e Morte e Vida Severina, sempre primando pela pesquisa, interação entre as linguagens e formação artística em múltiplas artes. Neste ano, a Escola de Artes AJPS foi contemplada pelo Projeto de Ponto de Cultura do Estado, via PNAB, o que deve otimizar ainda mais as suas atividades para 2026. 

A AJPS conta ainda com apoios das empresas Cobras Abrasivos, AP Equipamentos, Tecons Vale e Casa dos Batentes para alavancar as suas realizações. Para este ano ainda é aguardado a estreia do documentário 30 anos de AJPS, produzido com recurso da LPG, de Mogi das Cruzes com entrevistas e imagens que passeiam pela jornada da Entidade ao longo dos seus 30 anos de história.

 A AJPS 

A Associação de Moradores do Jardim Juliana, Vila Paulicéia e Vila Suissa (AJPS) foi fundada em 1995 e em 2001 deu início ao projeto da Escola de Artes da AJPS que hoje oferece aulas de balé clássico, dança contemporânea, violão, danças urbanas, teatro, acrobacia solo e aérea para crianças, jovens e adultos, gratuitamente. 

  • Espetáculo: Tião e os vagões dos sonhos
  • Onde: Theatro Vasques 
  • Quando: 14 de dezembro 2025, domingo
  •  Horário: 20h
  •  Ingressos $70,00 (inteira); $35,00 (meia entrada e venda antecipada)